ORQUESTRA DOS MENINOS

Década de 70, sertão do Agreste de Pernambuco, mas o filme foi integralmente rodado em Sergipe. O sonho de um menino realiza-se num projeto a transformar-se numa lição de vida. Logo à primeira cena o lirismo contrastante: o pequeno Mozart Vieira não percebe a leitura em voz alta do colega ao pé de uma árvore. Concentrado nos sons da natureza, rege a música imaginária que lhe vem com o barulho das águas, das árvores, do vento e do canto dos pássaros. A aridez do cenário é pano de fundo e serve de trilha ao roteiro desse filme tecnicamente simples, mas repleto de tensões e emoções em que o sonho, o talento e a determinação se juntam à imaginação criadora de um jovem maestro que faz da “pedra bruta” uma obra de arte musical lapidada.

Mozart, interpretado por Murilo Rosa, torna-se, depois de com os próprios esforços e do grupo de alunos, um vitorioso líder, mas também alvo de perseguições políticas por parte do enciumado prefeito de São Mariano, como principal opositor acobertado pela promotora e pelo delegado. Este forja o sequestro de um menino de 13 anos, com o propósito de incriminar o maestro por assédio sexual.

Ao que se tornara um projeto artístico musical, misturaram-se interesses e perseguições políticas. Com a ajuda do Governador, único a reconhecer o esforço pessoal do maestro, a FUNDAÇÃO MÚSICA E VIDA é reaberta em concerto a destacar-se a comovente interpretação de uma menina cantando a Bachiana nº 5, de Villa Lobos.

ORQUESTRA DOS MENINOS, um bom e comovente filme. Uma lição de vida a todos que sonham um Brasil equitativamente desenvolvido em todos os ramos do conhecimento. É mais um episódio na história da arte, como objeto e pretexto para os que dela tentam promover-se politicamente. Mas o trabalho do maestro Mozart Vieira consagrou-se, apesar de tudo. E o filme, inspirado nesse fato real, conclui uma bela e imitável reflexão: “O artista só se curva para receber os aplausos”.
__________________
Ficha técnica:
Gênero: Drama
Ano: 2008
Duração: 90 minutos
Origem: Brasil
Distrubuidora: Paramount Pictures
Direção: Paulo Thiago
Roteiro: Graciela Maglie, Paulo Thiago
Produção: Gláucia Camargos

Elenco:

Murilo Rosa (Mozart Vieira)
Priscila Fantin (Creusa)
Othon Bastos (Moisés Batista)
Laís Corrêa (D. Josete)
Gustavo Gasparani (Humberto)
Olga Machado (Neusa )
Jaime Leibovitch (Maestro Rossi)
Carlos Betão (Rafael Dumonte)
Luiz Carlos Reis (Pedro Luis )
Harildo Deda (Deputado Mendes)
________________________

Lançado em 2008, o filme está disponível nas locadoras.
Veja trailer>

http://www.youtube.com/watch?v=qlVu-KdFDO8

 
LordHermilioWerther
Enviado por LordHermilioWerther em 15/01/2013
Reeditado em 15/01/2013
Código do texto: T4086028
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.