“Não faças coisas más e os males não virão sobre ti.”
                          Eclesiastes
Como não vim aqui pra conciliar e,sim,para desassossegar,hoje quero abordar um  tema complexo e polêmico:   o filme “A Hora Mais Escura”,que trata do assassinato de Bin Laden.
O filme,assisti ontem  e achei muito bem feito.Afinal,é a Kathryn Bigelow  ,sem
dúvida,uma grande diretora.
O filme vem causando muita polêmica, devido aos métodos pouco ortodoxos usados pelos americanos com a total conivência da Casa Branca,que,devido aos fatos  lá tramados ,deveria mudar o nome para “Casa Preta”,graças aos males que vem causando á humanidade.
Os métodos de tortura que a gente assiste assim que começa a fita,embrulham nossos estômagos e nos enchem de indignação.
E a própria morte de Bin Laden,nos indigna ainda mais,isto se tivermos qualquer sentimento de respeito pelos seres humanos,como eu e meus leitores.
Mais de 10 homens fortemente armados ,invadem na calada da noite, o espaço aéreo de um país soberano,matam mulheres e crianças,tudo isso para matar um velho doente,desarmado e indefeso.Puta coragem tem esses americanos,né?
Não digeri até hoje essa estória da morte de Bin Laden;desculpem,sou meio grosseira,penso muito,analiso demais e isso faz muito mal aos poucos neurônios que me restam.
Há poucos passos da casa do Velho havia uma Academia Militar;será que não escutaram o barulho dos helicópteros assassinos? Muitos populares chegaram nas imediações e foram ameaçados de morte pelos bravos soldados americanos. Ninguém chamou a polícia?Ou chamou ,mas,ela ficou omissa?
E,depois,levaram um corpo enrolado num saco para bordo de um navio onde foi jogado ao mar.Será que os americanos não adorariam mostrar este troféu de guerra ao mundo?Sim,porque escrúpulos eles não têm.
Tudo muito nebuloso,não acham?

Mas,voltando ao filme,ele é impessoal;a diretora não louva nem condena a ação,apenas mostra todos os horrores,sem discutir sobre eles.

Depois do que vi,entendi o porque de tantos militares americanos que lutaram no Iraque e Afeganistão voltarem para casa moralmente doentes,drogados  e imprestáveis.Muitos doentes mentais que saem  por ai atirando nos transeuntes e crianças nas escolas.

Porque o ser humano, por pior que ele seja,tem dentro de si uma centelha divina,uma pequena parte da energia pura do Senhor do Universo.

Um dia,o arrependimento bate;a consciência fala.E,eles não resistem a esse trauma mortal.

Ratificando meu pensamento ,a Bigelow termina o filme mostrando a “heroína” da fita voltando para casa.Missão cumprida.Mas,quando o piloto lhe perguntou para onde queria ir  lágrimas de dolorosa tristeza caíram do seu rosto;ela não tinha um lugar para ir,uma família,um homem amoroso,filhos,destino,objetivo,nada.

Um dia,quem sabe,essa “heroína” vai se encher de heroína e suicidar-se.

O Sábio Senhor é justo;será o destino deles todos.

 
  O FILME AINDA ESTÁ SENDO EXIBIDO NO CANAL PAGO  SKY.