RESENHA DO FILME: IRMÃO SOL, IRMÃ LUA

Valtivio Vieira

Formação do Autor: Curso Superior em Gestão Pública, pela FATEC – Curitiba – PR; Licenciado em Filosofia, pelo Centro Universitário Claretiano – Curitiba – PR, Licenciado em Ciências Sociais, pela UCB – Universidade Castelo Branco – Rio de Janeiro – RJ, Bacharel em Teologia, Pós-Graduado em Ciências Humanas e suas Tecnologias; Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal; Formação de Docentes e Orientadores Acadêmicos em Educação à Distância; Metodologia do Ensino Religioso e Pós-Graduando em Psicopedagogia Clínica e Institucional ambos pelo Centro Universitário Uninter – Curitiba – PR.

Curitiba - PR

2013

Introdução

São Franscisco de Assis, tinha o nome de Giovanni di Pietro di Bernardone, tinha a crença de que o santo evangelho, tinha de ser seguido e vivido à risca, e que todo cristão deve viver a imitação de Cristo. Ele amava a natureza, mesmo vivendo em uma época, que se pregava que a natureza era má, e chamava todos os outros seres de irmãos.

Franscisco tinha uma vida de riqueza, com roupas caras e bebidas, e muito dinheiro para gastar com prazeres mundanos, se alistou para guerra, pois, desejava ser herói e reconhecido pelos outros.E foi capturado por tropas inimigas, e ficou na prisão por um ano, onde nesta prisão voltou com problema na visão.

Estando na companhia de amigos foi tocado por Deus, e com isto, mostrou interesse e preocupação com os mais pobres.

IRMÃO SOL, IRMÃ LUA

O Filme inicia com Francisco andando solitariamente, falando e cantando como é a vida de um andarinho, cantava: “Dormi encharcado, os vermes comerão o meu pão”.

Seu pai lhe encontrou e disse para as pessoas que estavam ao seu redor: “Francisco voltou da guerra, porque estava doente e não porque ele era covarde”

Francisco acamado sonhou que estava andando a cavalo. E encontrou Clara, que levava comida para os leprosos, em um rio. Francisco ao vê-la ficou com nojo e medo dos leprosos.

Uma cruz foi feita na testa de Francisco e um uma cruz com a imagem de Cristo se levanta a sua frente. Um pardal pousa na janela de seu quarto, ele observa o passarinho e sobe no telhado de sua casa, para pegar na mão o pássaro e após pega-lo lhe beija e o solta.

Posteriormente, senta debaixo de uma arvore e começa a apreciar a natureza e canta: “As arvores crescem de mansinho, e a brisa sopre forte. As flores são tão belas. Neste dia lindo”.

Seu pai tinha uma fabrica de seda, seu pai lhe mostra a fabrica, e Francisco não aceita as condições de trabalho que o seu pai submetia seus empregados.

Estava na igreja em uma missa, e observou que os pobres ficavam sentados na parte de trás da igreja e os nobres na frente, e observa a cruz com Cristo, e no mesmo instante, Cristo na cruz abre seus olhos e olha para Francisco.

E posteriormente, cantou: “irmão vento, irmão ar, sou uma criatura de Deus. Irmão sol, e Irmã Lua, apaixonado estou por tudo o que vejo”.

E joga todos os tecidos de seu pai pela janela aos pobres. Seu pai começa a lhe espancar, quando observa que Francisco jogou aos pobres seus finos e caros tecidos. Francisco lhe disse: “liberta-se dos tecidos, isto, não lhe irá trazer felicidade”.

E em praça pública, na presença de seus pais e do bispo, Francisco fica nu, e entrega as suas roupas que estava vestido a seus pais. E disse: “as riquezas não trazem paz de espírito”.

Bernardo um guerreiro das Cruzadas, começa a ajudar Francisco, na reconstrução das ruínas de São Damião.

Foi criada uma comunidade com presença de Francisco, Bernardo e vários outros irmãos, e cantavam pelas ruas “pela irmã pobreza demos graças a Deus”.

E canta a Oração que posteriormente ficou conhecida pelo seu próprio nome Oração de São Francisco, distribui um pedaço de pão aos seus irmãos de comunidade, doado por um grupo de pessoas pobres que encontraram pelo caminho.

E Clara pede para Francisco para fazer a caminhada juntamente com Francisco e seus irmãos, e ambos começam a cuidar dos leprosos, a alimentá-los e lavá-los.

Francisco vai a Roma, falar com o Papa, mas, falou de pobreza e foi expulso do palácio do papa, por seus guardas.

O Papa tem uma visão do ícone de Jesus Cristo, e manda chamar Francisco novamente e autoriza que Francisco propague o Evangelho pelo mundo inteiro.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Franscisco de Assis nasceu na cidade de Assis, Úmbria, Itália, em 1182. pertencia a burguesia, e dessa condição tirava todos os proveitos. Como seu pai, tentou o comércio, mas logo abandonou a idéia por não ter muito jeito para isso. Sonhou, então, com as glorias militares, procurando desta maneira alcançar status que sua condição exigia. Contudo em 1206 para espanto de todos, Franscisco de Assis abandonou tudo, andando errante e maltrapilho, numa verdadeira afronta e protesto contra a sua sociedade burguesa. Entregou-se totalmente a um estilo de vida fundado na pobreza, na simplicidade de vida, no amor total a todas as criaturas.Com alguns amigos deu inicio ao que seria a Ordem dos Frades Menores ou Fransciscanos.

Com Santa Clara, sua dileta amiga, fundou a Ordem das damas Pobres ou Clarissas. Em 1221, sob a inspiração de seu estilo de vida nasceu a Ordem Terceira para os leigos consagrados. O pobrezinho de Assis, como era chamado, foi uma criatura de paz e de bem, terno e amoroso. Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Poeta, cantava o Sol, a lua e as estrelas. Sua alegria, sua simplicidade, sua ternura lhe granjearam estima e simpatia tais que fizeram dele um dos santos mais populares dos nossos dias.

Como estudante de Teologia, tenho a percepção assim como Franscisco, que sempre devemos viver a humildade, e desapego aos bens materiais, que apesar de todo conhecimento teológico que posso ter, não será nada, se não tiver a humildade de transmitir aos outros o Evangelho e o nome de Cristo. Franscisco me ensina que o cristianismo é em primeiro lugar, e antes de tudo, uma adesão a uma pessoa: Jesus Cristo, como meu amigo, o projeto fundamental da minha vida, o meu caminho, verdade e vida. Porque amo Cristo por isso eu sigo a sua mensagem. Eu acredito nela e segundo ela quero viver. O cristianismo portanto não é em primeiro lugar uma soma de doutrina ou dogmas.

O cristianismo visa o homem todo, não somente a alma. O cristo procurou dar de comer aos que tinham fome, dar de beber aos que tinham sede, curar os doentes. Por isso, o cristianismo está comprometido com as necessidades temporais dos homens.

REFERENCIA

Filme: Irmão Sol, Irmã Lua (Itália/ Reino Unido, 1972). Direção:Franco Zeffirelli. Elenco: Kenneth Cranham; Valentina Cortese; . DVD 121 min., Karol Film.

Valtivio Vieira
Enviado por Valtivio Vieira em 19/09/2013
Código do texto: T4488801
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.