SER E TER
(ÊTRE ET AVOIR – França – 2003)

nair lúcia de britto

Nicholas Philibert dirige um documentário incomum. As narrativas não existem, nem imagens de arquivos ou depoimentos formais. Apenas a câmara que visualiza e registra o trabalho de um mestre ensinando aos seus pequenos discípulos.
São estudantes de uma Escola Rural da França; e o documentário acompanha a trajetória desses alunos desde o jardim da infância até o último ano do curso fundamental que corresponde aos quatro anos até os onze anos de idade.

Durante esse período as crianças mostram-se em pleno processo de formação tanto quanto ao conhecimento como também em relação a sua identidade pessoal.
Mestre e discípulos não são atores, mas sim personagens da vida real que comportam-se com absoluta naturalidade diante da câmara. As filmagens começam quando os alunos deixam suas casas, enfrentando o frio e a neve, para chegar à Escola.
Eles são conduzidos por um carro que atravessa um longo percurso. Na verdade, é um belo passeio por uma estrada coberta de neve; e lindas árvores, uma em seguida da outra, que se erguem de ambos os lados e enriquecem a paisagem magnífica.

Quando, afinal, os alunos chegam à Escola, o Professor os recebe calorosamente, antes de dar início a mais um dia de aula. Por sua vez, os alunos são bastante receptivos ao aprendizado. O Professor jamais ergue a voz para ensinar um aluno; não é necessário, o ambiente é calmo, os alunos tranquilos, interessados e respeitosos. Eles sabem que é hora de estudar e terão os momentos de recreio para brincar e descarregar suas energias.

Há uma cumplicidade proveitosa entre o Professor e seus alunos e um vínculo de afeto sincero se estabelece entre eles. Os alunos portadores de necessidades especiais recebem uma atenção também muito especial, além de muito carinho; o que os estimula ao aprendizado.

Todos os momentos dessa relaçao escolar são filmados: a hora do recreio, as eventuais desavenças entre as crianças durante as brincadeiras; e como tudo é resolvido com a habilidade e a interferência dos adultos. Depois, o retorno ao lar; os deveres de casa acompanhados com total interesse pela família, momentos esses passados com entretenimento e alegria.

“Ser e Ter” não é uma ficção; mas sim uma mostragem real do trabalho de um dedicado Professor, realizado com responsabilidade, bom senso e equilíbrio.
É, sobretudo, um bom exemplo, a ser seguido e refletido, de um Mestre que ama aquilo que faz e que ama os seus alunos.
 
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 19/06/2014
Reeditado em 02/11/2017
Código do texto: T4850790
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.