A Pequena Loja de Suicídios

Eu confesso que não dava absolutamente nada por esse filme, afinal, ele tem apenas 1h:19min eu ficava pensando o que poderia caber nesse curto espaço de tempo e que fosse de fato relevante.

O filme é baseado no livro de Jean Teulé (A loja dos suicidas), é uma animação francesa, melancólica e com ÓTIMOS diálogos. A fotografia é inteira acinzentada e até nos momentos “felizes” o filme conta com um aspecto pesado.

Como todos nós sabemos o suicídio é um tabu na nossa sociedade e o filme também aborda isto, visto que essa loja foi aberta porque era proibido o suicídio em vias públicas com direito a multa bem pesada para a família do suicida ou para o próprio; caso o suicídio fosse mal sucedido, logo o filme é cheio de humor negro e um cinismo inquestionável.

Confesso que consegui sentir uma angústia tremenda ao ver as pessoas se matando, a tristeza que elas carregavam, o questionamento da vida e o ar fúnebre que todas elas tinham no olhar é de fato arrepiante, fico pensando que se esse filme não fosse um desenho seria praticamente inviável assisti-lo, ele é realmente muito impactante.

O lema da loja é: “Se sua vida foi um fracasso, pelo menos a sua morte será um sucesso”, já que eles têm como objetivo o suicídio garantido visto que nenhum cliente voltou pra reclamar. Porém a loja é colocada em risco com a chegada do terceiro filho o Allan que pro azar da família Tuvache é uma criança alegre, feliz, sem melancolia e de semblante cheio de vida, acredito que o Allan retrata os momentos de questionamento de um suicida que muitas vezes na beira da morte desiste pois encontrou alguma pontinha de esperança.

A animação também conta com diversos musicais e aborda bem o fato do consumismo que está diante de nós até na hora da morte já que na loja encontram-se vários artigos luxuosos pra se usar no momento final e ter uma morte requintada, inclusive tem uma cena em que uma madame procura a loja e pede um artigo feminino e luxuoso e então são apresentados a ela vários vidros de venenos pequenos, bem elaborados e claro, fatais.

Vale a pena assistir pelo menos uma vez na vida, vale a pena ler os diálogos e refletir sobre eles e vale a pena pensar na frase : “Porque evitamos tanto a morte se passamos a vida inteira pensando nela?”.

Esse filme já entrou pra lista dos meus favoritos e com certeza eu vou assistir mais vezes.

Carla Carina
Enviado por Carla Carina em 06/07/2014
Código do texto: T4871613
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.