Além das barreiras

Quantos espíritos brilhantes não são impedidos de se manifestar e florescer porque suas formas particulares de entender o mundo não foram compreendidas pelas pessoas? Esta é uma pergunta que não conseguimos deixar de fazer após assistir a Temple Grandin, história real de uma mulher diagnosticada com autismo numa época em que muito pouco se sabia acerca disso e o mais comum era os pais internarem essas crianças.

No filme, somos brindados com o espetacular desempenho de Claire Danes. Com seu olhar e sua postura corporal, ela transmite a personalidade singular de uma pessoa que vê o mundo de forma totalmente diferente das demais e tenta compreender e ser compreendida, esbarrando-se em constantes obstáculos, os quais vai aprendendo a contornar.

Julia Ormond está soberba como a paciente e compreensiva mãe de Temple, passando-nos a angústia de uma mulher que, sem ter conhecimentos suficientes sobre o autismo, usou de toda sua boa-vontade para se aproximar da filha e ajudá-la a se educar e desenvolver num mundo que não aceita os diferentes e obriga as pessoas a se adequarem a um padrão de uniformidade sem considerar suas sensibilidades individuais.

Durante toda a história, acompanhamos a época do diagnóstico de Temple, que não falava até os quatro anos, sua ida a uma escola especial, onde ela tem contato com o Dr. Karlock, que percebe que ela aprende de maneira diferente dos outros e passa a estimulá-la, dando-lhe a chance de mostrar sua inteligência, os verões na fazenda da tia, o ingresso na faculdade e vemos que seu autismo lhe dá acesso a entender coisas que passam despercebidas à maioria das pessoas, como a linguagem animal. Seu entendimento do comportamento dos animais, inclusive, faz com que ela note falhas no manejo dos animais de abate e apresente técnicas inovadoras e revolucionárias na lida com o gado.

Aos poucos, Temple vai sendo ouvida pelos criadores de gado e comunidade científica e seus artigos começam a ser respeitados. Assistir à sua história nos faz concluir que qualquer pessoa, se tiver perseverança e for corretamente estimulada, pode superar as barreiras que aparecem à sua frente e fazer com que sua vida tenha sentido.