PROVE, IRÁ GOSTAR
 
Estranhamente o título oferece uma certa repulsa. Isso até começar a assistir a trama que prende do começo ao fim.
Interessante, instigante, empolgante, e sobretudo fortalecedor nas mais diversas nuances das quais emocionalmente todos nós nos encontramos parcial ou totalmente envolvidos.

O filme é de 1991, e o tema é tão atual que parece ser uma cartilha escrita para qualquer época da humanidade. Evoca a superação, a coragem, a determinação, a lealdade, a autoestima e contudo, a amizade como sentença enfatizadora. Surpreendente, comedido e muito bem escrito.

A trama se passa no sul dos Estados Unidos e é narrada por uma das protagonistas - Jessica Tandy. Discorre desde a sua infância, juventude até a fase adulta. A história relata a vida de duas amigas que no momento e na localização que vivem, conseguem superar o machismo, o racismo, driblam a reacionária oportunidade para a inserção da mulher no mundo do trabalho, e possuem como grande lema: as convicções.
Paralela a essa história comovente, a outra protagonista - Kathy Bates, se emociona e se envolve completamente com a história contada. Para tanto, começa à nutrir um olhar diferenciado para a sua vida pessoal, especialmente no que ocorre entre ela e o marido. Ela é uma participante assídua de grupos terapêuticos para melhorar sua relação com o mesmo. Ao ouvir a história relatada por sua mais nova amiga, passa a entender que não é agradar o marido que irá melhorar seu relacionamento matrimonial e sim, elevar sua autoestima.

O enredo e sua narrativa supera todas as expectativas. Um dos filmes mais impactantes que já assisti. Trás uma mensagem tenra, leve na sua expressão, porém forte em conteúdo e de absoluta veracidade.
Vale a pena assistir, irá gostar, e até mesmo querer provar os tomates verdes fritos.