Tragédia em Nanquim

TRAGÉDIA EM NANQUIM
Miguel Carqueija

Resenha do filme “Jin ling shi san chai” (China, 2011), conhecido no Brasil como “Flores do Oriente”.

Baseado no romance “The 13 woman of Nanjing”, “Flores do Oriente” é um dos grandes filmes que o cinema realizou, conseguindo ser nobre, grandioso e belo do princípio ao fim, passando uma notável mensagem de generosidade e sacrifício.
Vale realmente ser assistido várias vezes.
Com produção de Zhang Weiping e direção de Zhang Yimou, “Flores do Oriente” é um filme de guerra que se afasta das grandes batalhas, das cenas de destruição e fogo de artilharia, para o minimalismo dos dramas individuais de seres humanos apanhados no turbilhão de sangue e crueldade das ações bélicas. A trama se passa em Nanquim, na China, quando da terrível invasão japonesa de 1937, que deu início à Segunda Guerra Mundial.
Uma missão católica norte-americana foi até certo ponto poupada em meio aos escombros da grande cidade. Nela chega John Miller (Christian Bale), agente funerário, chamado para providenciar o enterro do sacerdote local. Recebido pelo assustado capelão George (Tianyuan Huang), Miller logo descobre que não há dinheiro para pagar os seus serviços e que nem o corpo do padre se encontra no local. Um grupo de adolescentes, pupilas do sacerdote, lá se encontra por não terem conseguido fugir a tempo. Em seguida a missão é invadida por um grupo de prostitutas que também querem se esconder dos japoneses.
Miller quer o dinheiro e bebidas e quer sexo; as mulheres querem apenas fugir de Nanquim. Logo, porém, Miller terá de escolher entre permanecer um sujeito meio cafajeste ou deixar vir à superfície o homem nobre que nele se oculta. Quando todo o grupo corre perigo e quando as estudantes (já que as meretrizes se esconderam no porão) tornam-se alvo da cobiça carnal dos soldados nipônicos — e depois dos oficiais — Miller ver-se-á no centro de um plano desesperado para salvar as meninas.
O mais curioso nisso tudo é que Miller acaba “virando padre” para enganar os invasores. E, travestido em padre, adquire uma dignidade que não conhecia. Até a menina que narra em “off”, Yu Mo (Ni Ni) o chama de “Padre John”. Por fim, Miller age com a nobreza e a coragem que se podem esperar de um padre.
Vivendo em mundos diferentes, as estudantes e as prostitutas acabam unidas pela solidariedade. A trama se encaminha enfim para um desfecho pungente e inesquecível, repleto de incógnitas.
A película se baseia num romance de Geling Yan, “As treze mulheres de Nanquim”, em Portugal o filme ganhou o título de “As flores da guerra”.
Uma extraordinária história de sofrimento, abnegação, coragem e sacrifício.

JIN LING SHI SAN CHAI — China, 2011 (Edko Film, Beijing New Picture Film). Produção: Zhang Weiping. Direção: Zhang Yimou. Idiomas: mandarim, inglês e japonês. Música: Qigang Chen. Elenco: Christian Bale (John Miller), Paul Schneider (Terry), Ni Ni (Yu Mo), Xinyi Zhang (Shujuan Meng), Tong Dawei (Major Li), Atsuro Watabe (Coronel Hasegawa), Tyaniuam Huang (George), Shigeo Kobaiashi (Lt. Kato) e Kefan Cao (Sr. Meng).

imagem do filme