FILME PODER ALÉM DA VIDA

Vi esse filme e realmente mudou meus paradigmas, por isso estou compartilhando. Boa leitura!

O filme “O PODER ALÉM DA VIDA” aborda a história de uma equipe de ginastas que tenta conquistar seu sonho de competir na Olimpíada de ginástica masculina e conquistar a medalha de ouro. Nesse trajeto de treinamentos a equipe possui descompassos incluindo pensamentos negativos, ansiedade, diversão exagerada, sexo e bebidas. Um dos atletas se destaca dos demais, pois adquire um conhecimento privilegiado, um treinamento de como controlar sua mente, poder de reflexão e pensamentos.

No período de transição entre a escuridão e a luz esse atleta sofre um acidente que muda sua vida, pois o impossibilita de continuar sua carreira de atleta, seu maior sonho, com que realiza com muito amor. Ocorre um período de reflexão tornando sua rotina diária e o poder de auto-conhecimento gerando forças suficientes para que retorne ao esporte que ele mais ama, junto com sua equipe. Então, chega a tão almejada vitória, porém com outro significado, sendo este diferente do que ele imaginava antes.

Essa história pode ser comparada com a teoria de Platão, sendo esta desenvolvida com base no mito da caverna que, em sua mais profunda análise, retrata o retorno à caverna por parte daquele que se liberta de algemas com a finalidade da libertação daqueles que permaneceram escravos. Esse retorno é o compartilhamento da contemplação do verdadeiro.

Sócrates em busca da essência do homem descobriu que é a alma e nos ensina que devemos cuidar dela mais do que o corpo. A alma deve ser ótima e dessa virtude surgem as riquezas e todas as outras coisas que são bens para os homens e que os fazem felizes. A virtude significa aquilo que torna a coisa boa e perfeita, aquilo que se faz com a alma e com amor é o verdadeiro conhecimento. Os valores da alma se resumem no conhecimento. E ao contrário disso o vício é a falta do conhecimento, sendo este um erro involuntário.

Normalmente nos enganamos sobre o que realmente é a verdadeira felicidade. A verdadeira felicidade é ter o autocontrole da mente, é amar o que fazemos ao ponto de não perceber nem o início nem o fim desse caminho e nessa trajetória para a realização de um sonho viver tudo com a satisfação de simplesmente amar. As respostas devem ser procuradas dentro de nós mesmos, em uma mente que deve estar limpa e livre dos pensamentos que costumamos guardar em nosso cotidiano (pensamentos negativos, competitividade, ansiedade de conquistar reconhecimento dos outros).

Portanto o verdadeiro vencedor não procura a perfeição ou a vitória, simplesmente segue sua intuição, através de três elementos essenciais: paradoxo, humor e mudança.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 16/02/2015
Código do texto: T5139452
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.