Wall Street: Poder e Cobiça

O filme “Wall Street: Poder e Cobiça” retrata a trajetória de um jovem rapaz, corretor da bolsa de valores americana, em busca da riqueza fácil. A maior parte da sua história se passa na corretora em que trabalha, na qual ocorre a compra e venda de ações e demais transações financeiras.

O principal objetivo do protagonista Bud Fox é se aproximar do grande investidor e experiente no assunto, Gordon Gekko. Utilizando a fragilidade da atual situação da empresa, na qual seu pai trabalha, como fator preponderante de atração de Gekko, Bud alia-se ao mesmo, a fim de alavancar a organização e consequentemente sair lucrando com êxito.

Como forma de concretizar seu propósito, Bud inicia suas atividades adotando Gekko como seu mentor, e passa a fornecer informações financeiras sigilosas de outras empresas ao mesmo, como forma de garantir o seu interesse em seguir os passos do seu mentor. Ao todo várias ações ilícitas foram tomadas, para satisfazer o desejo de riqueza de ambos, porém Bud não imaginava que Gekko deixaria de cumprir a promessa, passando a desestruturar a empresa do seu pai. Arrependido, Bud faz todos os esforços possíveis para reestruturar tal empresa, fazendo com que Gekko venda praticamente todas as ações dessa corporação compradas por ele, mas ao final são descobertas suas práticas criminosas e ele é preso, entre outras causas, por espionagem e quebra de sigilo.

Este filme apresenta a forma como os investidores antiéticos são capazes de influenciar, manipular e principalmente de criar situações, nas quais quem tem poder e informação privilegiada sai ganhando, em contrapartida dos menos informados e influentes, que às vezes decretam falência. O mercado financeiro no âmbito dos grandes investidores é cruel, a ponto de converter virtudes em sentimentos obscuros naqueles que são facilmente influenciados. Sendo assim, para efeitos de justiça o órgão responsável cumpriu seu papel de fiscalizar o comércio de ações e punir quaisquer ações inescrupulosas. Portanto, verifica-se quanto o mercado financeiro em geral é atraente entre aqueles que desejam angariar riqueza facilmente, mas todo cuidado é pouco para não torná-la efêmera.

Gabriele Machado
Enviado por Gabriele Machado em 28/02/2015
Reeditado em 01/03/2015
Código do texto: T5153374
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.