Resenha do filme: "Whiplash - Em Busca da Perfeição" de 2014

Indicado a 5 Oscars por:

Melhor filme,

Melhor ator secundário (venceu),

Melhor roteiro adaptado,

Melhor montagem (Venceu)

Melhor mixagem de som (venceu)

Este é um dos poucos filmes vencedor do Oscar que eu realmente gostei.

Com um orçamento de aproximadamente $3.300.000 milhões de dólares, e um lucro estimado de $10 milhões, este filme já é um grande sucesso, e devo dizer, é memorável.

No filme, Andrew Neiman é um baterista jovem, e estudante de jazz na melhor escola de música dos Estados Unidos. Ele é ambicioso e pretende ser um dos grandes músicos de todos os tempos, tendo como ídolo Buddy Rich.

Terence Fletcher (vencedor do Oscar como melhor personagem secundário) é um professor regente de orquestra do conservatório que tem cara de psicopata. Ele é extremamente exigente com seus alunos, beirando a crueldade e está a procura de músicos para a sua banda da escola. Ele vê alguma possibilidade de Andrew se desenvolver como baterista e entrar em sua seleta banda. O que vemos no filme são métodos de tortura psicológica utilizados por este professor para tirar o máximo de seus alunos.

Sinceramente, este filme, para mim, trata de como podemos tirar o máximo de alguma pessoa, através da pressão e da dor, para que ela desenvolva-se ao máximo, e sempre ultrapassando os seus limites. Este parece ser um tema muito corrente e batido nos filmes hollywoodianos, porém, este filme é diferente.

É um filme extremamente bem feito, e aposto que qualquer pessoa que algum dia teve o sonho de ser músico, rockstar ou até mesmo um simples cantor, irá gostar.

E, por fim, este filme me fez tomar gosto pelo Jazz, que é um estilo que eu sempre achei chato, pois sempre gostei de rock´n´roll e heavy metal. Agora não consigo parar de ouvir as rádios de jazz no site Spotify.

Dou nota 9,7, e recomendo muito este filme, pois ele não é um filme estúpido qualquer que você vê apenas para matar tempo e fingir que está fazendo algo interessante. Este é um filme que se destaca no meio da enxurrada de lixo que somos obrigados a ver todos os dias na mídia.

Recomendadíssimo!

Tempo: 107 minutos.

País: EUA.

Lançamento no Brasil: Janeiro de 2015.

Boris Becker
Enviado por Boris Becker em 29/03/2015
Reeditado em 06/04/2015
Código do texto: T5187158
Classificação de conteúdo: seguro