Mussumet 3: Jogue-se na água

MUSSUMET: UMA RESENHA
Miguel Carqueija


Japão, 2006. Produção Machiu Hattori. Supervisor: Kei Arisugawa. Direção: Shigeru Kimiya. História original Juzo Matsuki. “Planning” Ryuzo Shoji.
Personagens e vozes:
Kurenai (Mussumet Vermelha) – Avano Matsumoto
Midori (Mussumet Verde) – Chiaki Ohsawa.
Aoi (Mussumet Azul) – Akiko Kawase
Muresaki (a loura) - Yurika Hino
Nako Seijo (a ruiva) – Miyu Matsuki
Modoki (o ET) – Nana Inove
Yamato Shirai – Kyousei Tsukui
Dr. Kishida – Ken Narita
Shion (as três irmãs Saltomi)
Marcia
Kou
George


“Dominam os céus, a terra é seu reino e a água é seu elemento.”
(bordão de abertura)

“É uma avião? É um OVNI? Não! São as justiceiras!
(idem)

Em algum momento cairam no Japão meteoritos negros que transformavam pessoas em monstros relacionados com os seus desejos. Um casal de cientistas desenvoveu um projeto para controlar os meteoritos através da organização MET, que após a sua morte ficou a cargo do Dr. Kishida. As três filhas adolescentes, Aoi, Midori e Kurenai, concordaram em utilizar os capacetes de poder contendo meteoritos, trasnformando-se nas Mussumets (mussume = filha + met = capacete ou meteoro, as “filhas dos meteoros” ou “filhas de capacete”), capazes de operar poderes incríveis. Também fazem parte da organização as mulheres Muresaki e Nako (esta, obsecada por dinheiro), o alienígena anão Modoki, vindo de um planeta destruído, e o Sr. Yamato Shirai, cobiçado pelas garotas, inclusive pelas irmãs Shion, Marcia e Kou, que estudam no colégio vizinho e mantém uma pinimba com Modori, Aoi e Kurenai.
“Mussumet” lembra aspectos de Sailor Moon, e até do Super-Homem, não é uma série bem desenhada mas é muito divertida, com aquele charme do animê shojo.

3 – JOGUE-SE NA ÁGUA: UM CORAÇÃO DE MENINA NUM DIA DE VERÃO

Episódio com algumas cenas ridículas. Kurenai, Midori e Aoi estão na praia com o Professor Shirai. Elas se irritam porque desejam atrair os rapazes, mas estes passam por elas em bandos sem nem olharem e vão paparicar as três irmãs rivais. Exageros de Nelson Rodrigues.
Aoi acaba se interessando por um moço chamado Hiroki, que queria satisfazer a sua auto-estima provando que poderia pescar um tubarão. Aoi o segue devotadamente, mas as coisas se complicam quando o anzol se engancha num dos tais meteoros. O rapaz se transforma numa espécie de monstro que deseja fisgar o fundo do mar (sic). De alguma forma o seu anzol começa a abalar a placa tectônica (?). As mussumets são obrigadas a intervir, e quem se destaca desta vez é a Aoi, por ser a mussumet aquética, de cor azul.
Uma decepção aguarda também esta menina, quando Hiroki declara que um homem do mar não precisa de uma mulher.


imagem google (as três mussumets)
Nota: a série não é infantil como as Meninas Superpoderosas, pois aborda questões mais complexas, mas tem uma aparência algo infantil e um caráter absurdo nos acontecimentos. Todavia, as histórias de super-heróis norte-americano, de hábito sinistras e violentíssimas, portanto nada infantis, não são menos absurdas.
O detalhe mais interessante é a abordagem dos sentimentos puros e altruístas das três meninas, que sacrificam a sua vida de adolescentes para dar continuidade ao projeto dos pais falecidos.