Resenha crítica do filme: Infância Roubada

Por : Débora Nascimento -Itabuna -Ba Graduanda em Pedagogia pela Unime -BA .

O filme “Infância Roubada” é considerado um drama de nacionalidade africana e tem em sua ficha técnica a direção e roteiro Gavin Hood com elenco: Benny Moshe, Israel Makoe, Jerry Mofokeng, Mothusi Magano, Nambitha Mpumlwana, Percy Matsemela, Presley Chweneyagae, Zenzo Ngqobe e Produção: Peter Fudakowski, Fotografia: Lance Gewer, Trilha Sonora: Paul Hepker, Vusi Mahlasela e Duração: 94 min. Este filme por demonstrar algo real presente em todos lugares de um mundo envolto em problemas sociais de desemprego e violência, ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro, pois, expõe que mesmo em meio às desigualdades e perdas afetivas e faltas de oportunidade existe a chance de mudar as visões pessoais de um indivíduo e este remir-se, mesmo tendo que passar a submeter se a justiça, ou seja, entregando se a ela para que de forma justa pague pelos maus cometidos outrora, isto, se dar na releitura da vida de David que leva o nome de Tsotsi que em meio aos crimes, tornou-se um criminoso de “sangue frio”, por tantas frustrações familiares, onde no decorrer do filme é demonstrado, pois este se reporta a sua infância sem carinho e de perdas em vários instantes. O filme relata a vida deste jovem, negro, marginalizado e sem família, que lidera uma gangue em um bairro de Johannesburgo, na África do Sul, repletos de ruas completamente imundas, onde vivem pessoas aprisionadas e abandonadas por um sistema onde não oferece nenhum tipo de segurança, e aonde a pobreza , a violência e a morte pareciam ser as únicas saídas. Com uma infância turbulenta, ele praticamente não viveu uma vida equilibrada e de bons exemplos, seu pai era alcoólatra. Entretanto, o filme mostra sua mãe doente e seu pai exigindo que ele saísse de perto dela, pois, a mesma iria contagiá-lo, já que estava morrendo, seu cachorro de estimação era um amigo, mas seu pai o mata uma vez que o mesmo o aborrece, após este incidente ele foge de casa e passa a viver nas ruas se tornando um criminoso, inclusive um de seus crimes é um assalto onde rouba um carro no qual está um bebê, daí começa sua redenção agora uma criança o levara pelos caminhos do sentimento. E de forma paradoxal, após ter cometido vários delitos friamente, este jovem, sem acesso a um a educação familiar e formativa teve sua vida mudada, após ter assaltado uma mãe de família e deflagrado alguns tiros em sua perna, e assim levando seu carro, percebe em meio à ação que não havia levado somente o carro, mas encara que havia levado o filho recém-nascido da vitima. Um bebê fizera-o ser transformado, voltando a rever a sua infância, a ser o pequeno David, esquecido em meio às dores das desigualdades, das desesperanças, passando a demonstrar sentimentos afetuosos e de posse como demonstra a fala dele em uma das cenas:

“O nome dele é David.” Miriam olhou para Tsotsi. “Você é o pai dele?” [...] “Ele é meu”, Tsotsi disse finalmente, feliz porque as palavras saíram tão facilmente e não caíram umas sobre as outras em sua pressa para saírem. [...] “o que você vai fazer com ele?” “Ficar com ele.” “Por quê?” “Porque eu preciso descobrir”, disse ele. (p. 185; 187; 189). O fato marcante é que esta criança , foi o meio de mudança para a vida de Tsotsi, quando resolveu leva-lo para seu pequeno barraco no gueto e buscou de todas as formas proporciona-la , algo que ele não tinha recebido na infância ,porém este não via saída para poder ficar com a criança, pois, seria descoberto a qualquer momento, porque estava sendo procurado pela polícia resolve então, entregar a criança e acaba sendo preso neste momento, sem sofrer nenhuma retaliação por parte das autoridades e sendo até mesmo ajudado pelo pai da criança,que outrora havia sido livrado da morte em um assalto pelo próprio Tsoit, o qual preferiu tirar a vida do seu parceiro do crime , para não ver o bebê perder a chance de ter de volta a sua família com a presença paterna e materna.Por fim, o ato que provou a redenção de Tsotsi, com a entrega da criança e varias outras cenas que provaram a mudança de caráter do jovem, nos remete que um lar desestruturado, pode afetar a personalidade de um individuo e ser destrutivo para seu processo de formação como cidadão. Contudo nos faz enxergar a importância de perceber, e conhecer mais sobre a vida das pessoas, para assim compreender o que os levaram a ter comportamentos anti-sociais, pois se torna necessário conhecer as mazelas e traumas vividos, para assim se buscar uma solução para a formação de um individuo reabilitado e pronto a viver em equilíbrio com a sociedade. E se colocarmos este filme com seus paradigmas ,no âmbito da educação percebemos que são fatores sociais que não estão fora de nossas escolas, assim, se é necessário conhecer os educandos, como estas estão inseridas na sociedade , para mediante as isto,podermos saber que tipo de cidadão queremos formar e como poderemos auxilia-los neste processo,onde o homem como ser racional pode sim mudar e tornar- se cônscio de suas obrigações e direitos .

REFERÊNCIAS

FUGARD, Athol. Tsotsi: infância roubada: seguida da peça “Mestre Harold”... e os meninos; Tradução de Alvaro Hattnher, Bruno Gomide. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

INFÂNCIA Roubada. Direção: Gavin Hood. Produção: Peter Fudakowski. Roteiro: Gavin Hood. Intérpretes: Presley Chweneyagae, Terry Pheto, Kenneth Nkosi, Mothusi Magano e outros. [S.L.]: Industrial Development Corporation of South Africa; 1 bobina cinematográfica (94 min.), son., color., 35 mm.

Debora Nascimento
Enviado por Debora Nascimento em 08/08/2015
Reeditado em 30/10/2016
Código do texto: T5339744
Classificação de conteúdo: seguro