O Menino e o Mundo - Análise SEM SPOILER

Fantástico, maravilhoso, lindo, deslumbrante... Enfim faltam palavras para descrever essa animação. Uma carta aberta de crítica ao Capitalismo e aos EUA, porém com um ar de bondade e esperança ao nosso futuro! A trilha sonora é linda, o enredo é tocante, porém a direção de arte é a peça fundamental desse tabuleiro de xadrez que é o filme, diferente das animações dos grandes estúdios de hollywood aqui temos um show de originalidade e a essência do cinema que é juntar imagem e som, nada é falado e tudo é dito por meio de imagens e metáforas que vão e vem diante de nossos olhos que se não ficarem atentos perdem algo.

O filme conta a história de uma criança que ao tentar descobrir onde o pai trabalha acaba se deparando com várias situações que todos os trabalhadores passam no seu dia a dia e em como o mundo é cruel com eles, talvez o mundo cruel não seja a melhor palavra para descrever o que se passa, na verdade o sistema num todo que oprimi os trabalhadores. É uma animação que conversa com todas as pessoas que o assistem sejam elas brancas, negras, ricas ou pobres a diferença estará em qual das partes que vai afetar você, ele acaba ficando um pouco confuso se você não prestar bastante atenção, pois é um filme feito estritamente por imagens e sons aqui não temos muito diálogos e os que têm são falados de trás para frente em uma bela metáfora sobre como estamos fazendo tudo errado.

Essa animação é diferente de todas as outras de grandes estúdios nos últimos anos, originalidade muito boa, é em 2D coisa que é muito difícil em uma época em que os desenhos em 3D dominam. Mas é com essa originalidade que ele nos conquista logo de cara, pois com os traços rabiscados somos transportados pra dentro da tela com as feições simpáticas de seus personagens. É muito importante prestar atenção em como as cidades são formadas em forma de pirâmide onde as casas mais pobres ficam na base e nas frequentes aparições da Águia (símbolo dos Estados Unidos).

Por fim, infelizmente, o ganhador do Oscar será o belíssimo Divertida Mente, mas O Menino e o Mundo com certeza ganha um prêmio muito maior do que uma estatueta dourada... O coração de quem o assiste.