I  CAN´T  GET NO  SATISFACTION

Nair Lúcia de Britto
 
 
“I Can't Get No Satisfaction”, interpretada pelos The Rolling Stones, é a música que caracteriza o foco preponderante do filme; que,  além de ser uma deliciosa comédia romântica, tem um cunho filosófico e social.
 
“Life or Something Like It” (Uma Vida em Sete Dias – EUA- 2002). O filme conta a história de Lanie, uma jornalista lindíssima (Angelina Jolie) muito bem-sucedida profissionalmente, mas leva uma vida muito superficial;  sempre preocupada em manter sua bela imagem e um tanto quanto presunçosa e convencida. O noivo dela é um esportista famoso e bonitão; mas que não lhe dá muita atenção.
 
Ela está sempre entrando em atrito com seu colega de trabalho: um repórter fotográfico, competente; cuja postura simples é o oposto de como a jornalista se apresenta. Não se afinam, mesmo porque ele, segundo o ponto de vista dela, não passa de um conquistador volúvel e inconsequente.
 
A rotina de trabalho deles muda de repente depois de uma reportagem com um morador de rua, que tinha fama de ser vidente. Ela o entrevista esnobando-o e divertindo-se com as previsões dele;  até que ele prevê a morte dela para dali a uma semana. Ela tenta não levar a sério,  mas fica impressionada quando algumas previsões se realizam.
 
Procura o noivo para conversar a respeito, mas ele se esquiva. E ela acaba por desabafar seus receios com o Pete (Edward Burns); seu colega mulherengo.   
 
Ao mesmo tempo em que procura tranquilizá-la o repórter critica sua vida muito superficial que  lhe tira a alegria e a espontaneidade.  
 
Lanie pondera sobre as palavras dele e chega à conclusão de que não era uma pessoa feliz, apesar de tudo que possuía. E, assim, numa outra reportagem em ela vai entrevistar um grupo de trabalhadores em greve, descontentes  com o salário e as más condições de trabalho; ela comparece mais solta, mais descontraída, e vestindo-se simplesmente. Ela apoia os grevistas e os convida a cantar com ela a música dos Rolling Stones: “I Can’t Get No Satisfaction” (Eu não Consigo ficar Satisfeito).
A música eletrizante contagia os grevistas, os curiosos presentes, os cinegrafistas; enfim, a todos os assistentes.
 
A própria jornalista se deixa envolver  por essa energia; e muda sua vida na busca da verdadeira felicidade.
                                    ***************


O Brasil está num momento político de grande insatisfação para os brasileiros, que querem mudanças na Educação, Segurança, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Justiça Social.   
 "I Can’t Get No Satisfaction".          
 
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 16/04/2016
Reeditado em 28/04/2017
Código do texto: T5607253
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.