Sailor Moon Crystal 9: surge a Princesa da Lua

SAILOR MOON CRYSTAL 9: SURGE A PRINCESA DA LUA
Miguel Carqueija



Num dos mais importantes episódios da saga criada por Naoko Takeushi, o destino cósmico de Usagi Tsukino, a Sailor Moon, é finalmente revelado. Diante do sequestro de Mamoru Chiba, levado inconsciente por Beryl e Kunzite, a lágrima de Usagi transforma-se no lendário cristal de prata, a arma divina que protegia o ancestral Milênio de Prata da Lua. E o brilho fulgurante do cristal de prata faz até flores desabrocharem...
Minako Aino (Sailor Vênus), que até então se dizia a Princesa, agora admite que a farsa visava proteger de ataques a verdadeira princesa, Sailor Moon. Esta porém, não quer ser princesa, contentando-se em continuar como a estudante Usagi desde que possa amar Mamoru. A tragédia do passado então é relembrada por Artêmis, o gato branco e falante da Lua. Diga-se de passagem, é sagaz e bem elaborado o universo ficcional de fantasia criado por Naoko Takeushi, nada ficando a dever dos universos do Senhor dos Anéis, de Tolkien, ou Nárnia, de C.S. Lewis.
Uma guerra entre a Lua e a Terra, fomentada por um demônio, destrói o Reino Lunar. As guerreiras conseguiram selar o ente diabólico, que fica preso por milhares de anos (parece haver um similar com o Apocalipse, onde a Besta é selada por mil anos). Mas agora Metalia se libertou... e será preciso continuar a luta entre o Bem e o Mal.



Resenha do apisódio 9 – “Serenity – Princesa” do seriado de animação “Sailor Moon Crystal” (Japão, Toei Animation, primeira temporada, 2014/2015). Criação da personagem e supervisão do animê: Naoko Takeushi. Direção: Munehisa Saka. Sailor Moon (Usagi Tsukino) dublada por Kotono Mtsuishi.


“A luz do luar brilha sobre nós.”
(da canção-tema de abertura)

“O relógio que havia parado está andando no sentido contrário, voltando no tempo, começando a nos mostrar as memórias do passado. Nosso triste passado...”
(Sailor Moon)

“Um dia soldados da Terra invadiram o Reino da Lua.”
(Artêmis)

“Aquela criatura demoníaca persuadiu o povo da Terra e destruiu o Reino da Lua.”
(Artêmis)

“Eu não sou a Princesa! Sou Tsukino Usagi! Apenas uma estudante comum! Eu só quero me apaixonar! Só quero ficar com o Mamo-chan!”
(Sailor Moon)

“Não aguentamos mais isso.”
(Sailor Marte)

“Precisamos do sorriso dela.”
(Sailor Júpiter)

“De certa forma, não ficamos bem sem ela.”
(Sailor Mercúrio)

Bem mais minimalista que o seriado dos anos 90, “Sailor Moon Crystal” abusa dos “closes” e da câmara lenta, a frisar as atitudes e os sentimentos dos personagens. Mas sobretudo, os sentimentos de Sailor Moon. Com a revelação de que Usagi é a Princesa da Lua Branca ocorre uma guinada na trama. O passado remoto é revelado: existiu um reino místico na Lua, onde era guardado o cristal de prata. O demônio seduz uma grande parte da população da Terra (onde só existia um país na ocasião) e a Lua foi atacada poderosamente. A Princesa Serenity havia-se apaixonado por um príncipe terrestre, o majestoso Endymion. Foi um amor profundo e verdadeiro, mas Serenity considerava uma ordem de Deus, que as pessoas da Lua e da Terra não deveriam se relacionar pelo casamento. As razões dessa norma não ficam claras. Endymion, ao se iniciar a guerra, opôs-se a ela, sendo morto violentamente. Agora, na nova vida onde todos se reencontraram na Terra, Usagi quer apenas ter de novo Endymion, agora Mamoru, em seus braços...
Há uma cena especialmente bela. Quando do rapto de Mamoru, por julgar a Rainha Beryl que o cristal estava em seu corpo (já que a luz do cristal “pulara” por assim dizer para o corpo de Mamoru) Usagi cai em depressão, abatida também pelas tremendas revelações do que acontecera no passado várias vezes milenar (de um tempo provavelmente anterior à Idade do Gelo). As quatro meninas guerreiras porém a procuram em sua casa pois, como alega Makoto (Júpiter), “precisamos do sorriso dela”. Tal o carisma de Sailor Moon em sua transmissão de bondade. E quando Sailor Moon afinal se reanima as quatro amigas a abraçam ao mesmo tempo, numa elevada cena de amor e amizade.


Rio de Janeiro, 14 de maio de 2016.


(imagem: capa do CD japonês com os temas musicais de Sailor Moon Crystal)