Sailor Moon Crystal 14: o poder da oração

SAILOR MOON CRYSTAL 14: O PODER DA ORAÇÃO
Miguel Carqueija

“Lendário Cristal de Prata, dê-me o poder para derrotar a Rainha Metalia! Sou uma guerreira que luta pelo Amor e pela Justiça, Sailor Moon! E sou a Princesa Serenity! Com o poder da Lua, irei selá-la... para sempre!”
(Sailor Moon)

“Sailor Moon, não pense, apenas ore! Acredite em você!”
(Tuxedo Kamen)

“Oração é a chave.”
(Luna)

“Sinta o poder desta luz sagrada... e vire pó!”
(Sailor Moon)

“Nascemos para ficar juntos.”
(Sailor Moon)

“Quero seguir com a minha vida, cercada pelas pessoas a quem amo. Elas lutaram por mim e até morreram por mim. Então rirei, chorarei e me apaixonarei como qualquer garota.”
(Sailor Moon)

“Eu lhe peço... faça que os dias pacíficos permaneçam.”
(Sailor Marte, dirigindo-se a Deus)

Resenha do apisódio 14 - “Conclusão e início – Pequena estrangeira” do seriado de animação “Sailor Moon Crystal” (Japão, Toei Animation, primeira temporada, 2014/2015). Criação da personagem e supervisão do animê: Naoko Takeushi. Direção: Munehisa Saka. Sailor Moon (Usagi Tsukino) dublada por Kotono Mtsuishi.

O décimo-quarto episódio do extraordinário seriado “Sailor Moon Crystal”, que encerra o primeiro arco (Reino Escuro), apresenta o apoteótico desfecho do combate mortal entre Sailor Moon e o demônio Metalia. Mesmo utilizando o poder do cristal de prata, Usagi Tsukino recorre à oração intensa, e a ela se unem Mamoru Chiba e a gata Luna, que se encontrava na Lua com Artêmis. Luna, em comunicação telepática com Usagi, reza com as mãos postas, ou melhor as patinhas, numa cena singela e original.
Um detalhe a assinalar na saga de Sailor Moon é a espiritualidade, às vezes velada, outras bem explícita. Se compararmos o universo ficcional Sailor Moon com Harry Potter ou Star Wars, concluiremos que a espiritualidade ou misticismo em Sailor Moon é muito superior. Senão vejamos: em Harry Potter não existe religião e ninguém fala em Deus. O que existe é bruxaria, magia. Mesmo o além é algo que parece gravitar em torno deste mundo, como se vê nos fantasmas que frequentam Hogwarts. A propósito, rezar mesmo ninguém reza.
Se é assim em Harry Potter, de J.K. Rowling, é ainda pior em “Guerra nas estrelas” ou Star Wars, de George Lucas. Se a princípio parecia que os jedis eram guerreiros místicos, adoradores da misteriosa “Força”, o episódio “A ameaça fantasma” tudo desmistificou, ao explicar que a tal “Força” é apenas a interação da humanidade com microorganismos (sic). E com tal explicação pseudo-científica dos poderes dos jedis, acabou-se a espiritualidade em Star Wars.
Faço a ressalva de que são duas séries excelentes.
Em Sailor Moon a espiritualidade é admirável, com elementos cristãos e xintoístas (Sailor Marte é sacerdotisa xintoísta no Templo Hikawa). Contudo, é fato que Naoko Takeushi, talvez para evitar proselitismo religioso, é pouco explícita em relação a Deus, cujo nome é citado com muita parcimônia. Entretanto, Deus é mencionado às vezes de forma explícita e em outras, de forma implícita. Em “Sailor Moon Crystal”, na primeira temporada, Deus é mencionado três vezes em 14 episódios, mas em duas fica claro que Ele deve ser servido. Fala-se também na “divina torre de cristal” da Lua, a torre de orações do Castelo da Lua, que se parece espantosamente com o Vaticano. Fica implícito que o “sagrado cristal de prata” é uma arma divina, e sua origem permanece misteriosa, relacionada com o desaparecido Reino Lunar. Essa espiritualidade, enfim, diferencia Sailor Moon de outros personagens icônicos, inclusive os super-heróis norte-americanos.
Pode-se observar que, embora apareçam demônios na saga, parecem estar ausentes os anjos. Mas a própria Rainha Serenity, do Milênio de Prata da Lua, parece um anjo e mesmo Sailor Moon, na quinta fase do mangá e do seriado original feito na década de 90, adquire asas, e não asas de fadas, tipo libélula, mas emplumadas, de anjo mesmo, o que dá a entender que Sailor Moon é uma espécie de anjo (só aparecem quando Usagi se transforma em Sailor Moon).

A fase do Reino Escuro (Dark Kingdom) termina com a completa vitória de Sailor Moon sobre Metalia, que é definitivamente selada numa prisão infernal, enquanto o Reino Lunar é milagrosamente restaurado; só que Usagi Tsukino prefere voltar para a família a inaugurar um novo reinado num mundo ainda deserto. No fundo ela quer viver uma vida normal e familiar. No mesmo episódio, porém, já tem início o segundo arco.

Usagi acredita que agora poderá viver tranquilamente o seu romance com Mamoru Chiba, o seu querido Tukedo Kamen ou Endymion. O que Sailor Moon, porém, não pode imaginar, é que terríveis acontecimentos de um distante futuro de mil anos irão mudar a sua vida para sempre. Nesse futuro a Terra foi invadida por uma força maligna vinda dos confins do Sistema Solar. Uma misteriosa emissária do futuro surge em nossa época e pede ajuda à Guerreira do Amor e da Justiça.
Assim começa a segunda fase de “Sailor Moon Crystal”: o arco da Lua Negra. A Princesa da Lua Branca terá de viajar no tempo e defender a humanidade do futuro contra os maléficos invasores da Lua Negra. E se antes Sailor Moon combateu Metalia, o demônio proveniente do remoto passado, agora ela enfrentará o demônio que vem do longínquo porvir: o sinistro Fantasma da Morte...



Rio de Janeiro, 24 de junho de 2016.




imagem da ópera "Petit Ètrangere" com a jovem atriz Satomi Okubo representando Sailor Moon - apresentação em Xangai