Sailor Moon Crystal 18: o futuro pede socorro

SAILOR MOON CRYSTAL 18: O FUTURO PEDE SOCORRO
Miguel Carqueija


Os acontecimentos cruciais não param na série “Sailor Moon Crystal”. Depois que a Lua Negra sequestrou três das marinheiras-guerreiras — Marte, Mercúrio e Júpiter — restou apenas Vênus entre as guardiães de Sailor Moon. Com os recursos de que ainda dispoem Vênus e Moon, com a ajuda dos gatos falantes Luna e Artêmis, e do Tuxedo Kamen, tentam fazer frente à assustadora infiltração do inimigo desconhecido, que agora, com Kalaveras, última das Irmãs Espectrais, inicia um processo de lavagem cerebral da população. Fingindo ser uma médium recebendo uma comunicação pública de uma entidade, numa praça de Tóquio, Kalaveras sugestiona as pessoas presentes a aceitar a Lua Negra e detestar as pessoas da Lua Branca, sem que elas sequer saibam do que se trata. Para piorar, a pequena Chibiusa, cuja presença no cenário ainda não foi explicada, tenta roubar o cristal de prata de Usagi Tsukino, a Sailor Moon; esta ainda está em dúvida se Chibiusa é amiga ou inimiga.

Resenha do apisódio 18 - “Invasão — Sailor Vênus” do seriado de animação “Sailor Moon Crystal” (Japão, Toei Animation, segunda temporada, 2014/2015). Criação da personagem e supervisão do animê: Naoko Takeushi. Direção: Munehisa Saka. Sailor Moon (Usagi Tsukino) dublada por Kotono Mtsuishi. Chibiusa dublada por Misato Fukuen.

“Precisamos mostrar a todos nosso poder e ambição.”
(Príncipe Demand, da Lua Negra)

“Enquanto o cristal de prata existir, nosso cristal negro do mal poderá ser derrotado.”
(Wiseman, da Lua Negra)

“Sinto como se meu coração estivesse partido em dois.”
(Sailor Moon)

“Usagi... notei faz um bom tempo que você está num mundo onde não posso entrar... mas quero ajudá-la, Usagi...”
(Naru)

“Se desafiar o amor a responsabilidade será sua!”
(Sailor Vênus)

“Ajude-me, Sailor Moon! Por favor, salve a Terra do século 30!”
(Chibiusa)

Sendo Sailor Moon uma das personagens mais sentimentais dos desenhos animados, este episódio frisa bastante a delicadeza dos sentimentos da Princesa da Lua que continua o seu calvário ante a insidiosa e impiedosa campanha do misterioso Clã da Lua Negra. Embora tudo esteja acontecendo e o paradeiros de três de suas amigas prossiga ignorado, Usagi chega a tempo de salvar Vênus (Minako Aino) do novo ataque e elimina em combate a perversa Kalaveras, última das quatro irmãs Espectrais ou Sibilinas. Enquanto isso, no Castelo da Lua Negra, os membros do clã, Emeraud, Saphir, Rubeus e Demand discutem os acontecimentos e sua determinação em dominar a Terra. O misterioso e sinistro Wiseman, cujo corpo e rosto estão sempre ocultos por manto e capuz, lembra que é preciso destruir o cristal de prata para que prevaleça o poder maligno do cristal negro. Nesse ponto se percebe que há uma surda hostilidade contra Wiseman, em especial Saphir acha o mago perigoso, por ter dominado o espírito de Demand (irmão de Saphir).
A trama engendrada pela genial mangaká Naoko Takeushi inspira-se nas antigas lendas da Lua Negra (ou Lilith) e ao mesmo tempo mostra de maneira expressiva o rosto inocente do bem, que se aflige pelo sofrimento alheio e pelo avanço do mal: sem a frieza e o pragmatismo dos super-heróis norte-americanos e apesar de seus poderes, Usagi é de uma exemplar humanidade.
E agora finalmente Sailor Moon começa a entender a verdade por trás dos acontecimentos: Chibiusa revela que vem do futuro. Um futuro distante, onde a Terra corre enorme perigo. Descortina-se agora a nova missão de Sailor Moon: viajar mil anos para o futuro, salvar a Terra do porvir, que foi atacada pelo poder das trevas.
Detalhe singelo é a presença no episódio de Naru, a “amiga número 1” de Usagi, mas agora se sente perplexa ao compreender que esta carrega segredos do tipo que a ninguém se conta...



imagem: Naoko Takeushi, criadora da saga, e as sailors: à frente Sailor Moon e, na direção dos ponteiros do relógio: Marte, Júpiter, Vênus e Mercúrio.