Sailor Moon Crystal 19: viagem para o futuro

SAILOR MOON CRYSTAL 19: VIAGEM PARA O FUTURO
Miguel Carqueija


Finalmente a pequena Chibiusa conta a verdade: ela veio do futuro, da Tóquio de Cristal, no século 30: utilizou para isso a chave que abra o portal do tempo, que surrupiou da Guardiã, a misteriosa Sailor Pluto (Plutão): uma guerreira sailor de existência secreta, que nem Luna e Artêmis, nem Sailor Vênus, conheciam, mas conhecida pela antiga Rainha Serenity, do extinto Reino Lunar.
A Tóquio de Cristal havia sido atingida por uma forte e inesperada explosão, inúmeras pessoas caíram nas ruas desfalecidas, e só Chibiusa ficara de pé. A mãe de Chibiusa, no Castelo de Tóquio, ficara em coma. Após a explosão uma grande formação do cristal negro surgira na cidade. A Lua Negra atacava de surpresa e com grande violência.
Minako Aino, a Sailor Vênus, toma a iniciativa: é preciso ir para o futuro, resgatar as guerreiras Marte, Mercúrio e Júpiter, enfrentar o Clã da Lua Negra. E assim Sailor Moon e o que restou de seu grupo — Sailor Vênus, Tuxedo Kamen, os gatos falantes Luna e Artêmis, e Chibiusa, partem pela névoa do tempo para o distante futuro, onde os aguardam perigos inimagináveis...


Resenha do episódio 19 - “Salto temporal: Sailor Pluto” do seriado de animação “Sailor Moon Crystal” (Japão, Toei Animation, segunda temporada, 2014-2015). Criação da personagem e supervisão do animê: Naoko Takeushi. Direção: Munehisa Saka. Sailor Moon (Usagi Tsukino) dublada por Kotono Mtsuishi. Chibiusa dublada por Misato Fukuen.

“Chibiusa, você consegue nos levar para o século 30?”
(Sailor Vênus)

“A viagem pelo tempo é o último tabu da humanidade.”
(Sailor Plutão)

“Não seremos derrotados por capangas!”
(Sailor Moon)

Mais revelações e aprofundamento do universo ficional neste décimo-nono episódio de “Sailor Moon Crystal”. São poucos de fato os universos ficcionais, mesmo de fantasia, onde se sucedem tantas novas revelações, reviravoltas e enriquecimento contínuo de detalhes. É por isso que, certa vez, uma amiga me disse que tirava o chapéu para Naoko Takeushi. Como Orson Welles com “Cidadão Kane”, ao criar Sailor Moon em 1991 Naoko estabeleceu ali a sua obra definitiva, jamais superada e sequer aproximada por todas as suas criações anteriores e posteriores. Sailor Moon passou a ser a vida de sua criadora, tal o carisma da personagem.
No capítulo 19 revelações surpeendentes se sucedem. Uma delas é a existência da solitária guardiã do Portal Temporal, a triste e agressiva Sailor Plutão. Ela chega a tentar matar Sailor Moon e seu grupo, por considerar que era proibido violar o portal; mas Chibiusa, que a conhecia, consegue acalmá-la. Ficamos sabendo então que Chibiusa é uma princesa, como Sailor Moon. Em seguida, diante da Tóquio de Cristal, o grupo é atacado numa cilada por dois agentes de Emeraud, uma das dirigentes da Lua Negra. Wiseman ordenara que o cristal de prata portado por Sailor Moon fosse tomado. Mas a emboscada resulta em fracasso pela retaliação de Tuxedo Kamen (Mamoru Chiba) e Sailor Vênus, e o grupo consegue penetrar no castelo... para novas revelações.



imagem da franquia: poster do canal J (Japão) do novo seriado