POLICARPO

Esse filme americano, cujo gênero é um drama/épico foi lançado no ano de 2015, tendo a direção de Joe Henline, com uma duração de 92 minutos e tendo como protagonistas Garry Nation e Eliya Hurt.

No ano de 156 dC, Ana ( Eliya Hurt ) uma jovem escrava fora resgatada e adotada por um grupo de cristãos que moravam na cidade de Esmirna e fora orientada pelo Bispo de Esmirna Policarpo ( Garry Nation ). A crise que Ana começou a enfrentar é condicionar sua fé em Cristo diante de tanta perseguição da igreja. Naquela época as pessoas estavam sendo forçadas pelo pro-cônsul romano a adorarem o imperador como Deus. Essa imposição criou uma rejeição por parte dos cristãos, uma vez que não aceitavam reverenciar algo como Deus se não fosse Cristo. Essa rejeição fez com que uma perseguição fosse deflagrada contra os cristãos que eram queimados ou lançados vivos aos leões.

Ana presenciou quando seu amigo Germânicus ( Rusty Martin ) fora preso e no outro dia fora lançado aos leões. A partir desse momento começou a perseguição aos cristãos cujo alvo era o Bispo de Esmirna Policarpo.

Diante de toda essa situação Ana passou a enfrentar o dilema em negar sua fé em Cristo e adorar o imperador para evitar sua morte, mas sua fé em Cristo já estava tão arraigada que acabou sendo impossível adorar o imperador e acabou se sujeitando a perseguição do império romano.

Diante da perseguição aos cristãos na cidade de Esmirna, Policarpo acaba fugindo para a cidade de Éfeso, onde acaba sendo encontrados pelos soldados, que o levam novamente a Esmirna onde devido não negar sua fé em Cristo acaba sendo queimado numa fogueira em praça pública. Policarpo com certeza fora morto na fogueira, mas aproveitou sua morte para deixar um verdadeiro exemplo de fé e fidelidade a Cristo.

A título de informação seria bom ressaltar que logo após a ressurreição de Cristo e a sua Ascensão, houve uma propagação muito grande do cristianismo, e esse crescimento explosivo do mesmo amedrontaram o Império Romano. Na concepção do império, a devoção dos cristãos a Cristo poderia colocar em risco a supremacia do Império Romano. Dessa forma o cristianismo era propagado de casa em casa, não tinha templos naquela época.

Um belo filme onde temos de analisar como anda a nossa fé no Divino.

Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 21/08/2016
Código do texto: T5735032
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.