Sinta a brisa gélida arrepiar-lhe ao caminhar pelas ruas da velha Detroit, palco de multidões e anônimos vagantes sem rumo. Cheiro de fumaça e perversão. E que hoje só mesmo a arquitetura empoeirada traz à memória de como eram as noites naquele lugar, de quantas vozes já bradaram por ali...

As ruas mal iluminadas da falida ''Cidade fantasma''. Abrigo de poeira e solidão, agora recanto dos esquecidos...

Mas Eve ainda profetiza "Esse lugar se reerguerá!(...). Há água aqui!!

Soturna Detroit, pano de fundo dos passeios do casal Adam e Eve. Juntos desde o século 19. Adam e Eve são seres noturnos, não os descrevo como vampiros, pois esse termo não é citado em nenhum momento do filme. Eles são eruditos, distintos e agoniados com a civilização contemporânea. Adam se referia ao humanos como ''zumbis'', os que vagam sem vida pela terra. Sim, caro leitor, "zumbis"...

Apesar da sua aversão ao humanos, Adam que é um músico, usufrui dos avanços tecnológicos concedidos pela inteligência humana e para passar o tempo longe de Eve, ocupa-se todos os dias solitário apreciando os instrumentos musicais de outras décadas. Para ele a boa música restringe apenas a décadas passadas, o que vem depois da idade média, é lixo. Lixo cultural. Os nascidos na luz do século 21 são seres vazios, com a mente sem conteúdo e sem virtudes. Não são passíveis de compreender a beleza das coisas, são banais e não são dignos de suas vidas.

Por esse motivo Adam, encontra na sua reclusão e apreciação do que já passou, a razão que precisa para continuar vivo.


Eternidade Ameaçada

Diferente dos enredos vampirescos que conhecemos, esses seres da noite eternizados pela natureza de sua condição existencial sofrem com as cóleras da humanidade. Adam e Eve se encontram obrigados a se mudarem para perto de seu fiel fornecedor e amigo, o poeta Christopher Marlowe, interpretado pelo meu querido a adorado William Hurt.

Mas Christopher Marlowe já está doente. Quando o casal chega para visitá-lo em busca de uma salvação, encontram Marlowe a beira da morte, isso mesmo, da morte. Pois nem mesmo o sangue já não é mais garantia de gozo da imortalidade.

Vale a pena apreciar o filme, a trilha sonora mescla toda a atmosfera do enredo, a atuação de Tilda Swinton e Tom Hiddleston é apaixonante. O elenco também conta com a atuação especial de William Hurt e Mia Wasikowska, como irmã mais nova de Eve.



 
Claíse Albuquerque
Enviado por Claíse Albuquerque em 28/09/2016
Reeditado em 08/05/2017
Código do texto: T5775461
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.