Sailor Moon Crystal 23: o calvário de Sailor Moon

SAILOR MOON CRYSTAL 23: O CALVÁRIO DE SAILOR MOON
Miguel Carqueija

A vitória de Sailor Moon, trazendo de volta à Terra, sãs e salvas, as suas companheiras Mercúrio, Marte e Júpiter, resgatadas de Nêmesis, reunindo-se novamente a Sailor Vênus, é uma vitória de Pirro. Logo Usagi Tsukino descobre que duas das pessoas mais valiosas em sua vida, Chibiusa e Mamoru Chiba, desapareceram no vácuo espaço-temporal situado além do Portal do Tempo vigiado por Sailor Plutão. Quando toma conhecimento desta nova desgraça, Sailor Moon chega a ter um movimento de revolta: “Por que Deus é tão cruel comigo?” Mas logo ela esquece essa reação pessimista: as próprias companheiras tratam de animá-la, a Terra está em perigo mortal e não é hora de ficar depressiva.
Wiseman (o “Fantasma da Morte”) prepara-se para novo ataque à Terra do século XXX. Uma forte reação nuclear tornou instável o planeta Nêmesis, de modo que Demand e Saphir — que só agora tomam conhecimento da morte de Rubeus, eliminado por Wiseman por tentar desertar — foram levados para um segmento externo. A “Black Lady” se apresenta: Chibiusa, a “filha do futuro” de Sailor Moon, transformada em mulher adulta e perversa, após uma lavagem cerebral.
Mesmo aflitíssima pelo desaparecimento de duas pessoas a quem ela ama extremadamente (Chibiusa e Mamoru Chiba) Usagi Tsukino ainda não tem conhecimento da gravidade da situação e do que ela terá de enfrentar: a própria filha tornada sua inimiga...


Resenha do episódio 23 - “Manobra de infiltragem: Wiseman” do seriado de animação “Sailor Moon Crystal” (Japão, Toei Animation, segunda temporada, 2014-2015). Criação da personagem e supervisão do animê: Naoko Takeushi. Direção: Munehisa Saka. Sailor Moon (Usagi Tsukino) dublada por Kotono Mtsuishi. Chibiusa dublada por Misato Fukuen.


“Juramos proteger a Usagi a qualquer custo.”
(Sailor Mercúrio)

“A Chibiusa é a nossa preciosa filha.”
(Sailor Moon)

“Chibiusa, Mamo... eles estão cercados pela escuridão... onde eles estão?”
(Sailor Moon)

“Aqueles dois são o mundo para mim, assim como vocês.”
(Sailor Moon para as quatro sailors Mercúrio, Marte, Júpiter e Vênus)


Tendo o reator do cristal negro saído de controle, a Dama Negra leva Saphir e Demand para o castelo de Wiseman, um local situado num espaço distorcido, já fora do planeta Nêmesis. O enredo mexe com a imaginação, sugerindo que Wiseman, o Fantasma da Morte (que é uma espécie de demônio) venha desse espaço distorcido, uma dimensão infernal. A Black Lady parece inteiramente feliz por servir a Wiseman, pois assim, diz ela, conseguiu o que queria... Endymion (Mamoru Chiba), transformado num zumbi sem vontade e que permite a ela beijá-lo nos labios.
A perversão do mal fica muito clara, chegando sem escrúpulos até ao incesto, já que Mamoru é o pai de Chibiusa. Mas onde foi parar a inocente Chibiusa, depois de ter sido pega numa possessão diabólica? O Fantasma da Morte quer o poder e é capaz de tudo para obtê-lo, pervertendo a quem ele puder, que lhe possa ser útil. E agora ele se prepara para a sua obra-prima, por assim dizer: jogar contra Sailor Moon a sua própria filha.
A Princesa da Lua Branca está prestes a defrontar uma terrível provação.
(Naoko Takeushi tem um jeito especial de contar histórias que envolvem até a medula, e onde a fórmula clássica funciona perfeitamente: entre o Bem e o Mal existe uma nítida separação, e a heroína tem perfeita noção do que é certo e o que é errado, mesmo em meio ao sofrimento)
Rio de Janeiro, 5 de outubro de 2016.