CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

DOCUMENTÁRIO JUSTIÇA

                OS DOIS LADOS DA JUSTIÇA; PANORAMA GERAL



O documentário Justiça, retrata bem a atual situação dos sistemas Judicial e Carcerário em nosso país. O constante volume de processos, aliados ao baixo número de magistrados e a alta burocratização do judiciário, contribuem para o abarrotamento do sistema prisional; O que deveria resocializar, vira escola para marginal.

Com o passar da reportagem, evidenciou-se a falta de humanização, bem como a necessidade de uma reforma de caráter assistencialista; Para que casos como do deficiente, e do jovem de apenas dezoito anos deixem de ser comuns.

Podemos, assim sendo, “traçar o perfil do preso das grandes cidades brasileiras”; Favelado, baixa escolaridade, geralmente homens entre quinze e trinta anos. Esse é o retrato de um país que viveu o descaso de governos corruptos, que não apresentam políticas-públicas, capazes de contornar a pobreza e criminalidade, que ainda se instalavam nessas regiões.

A necessidade de abertura de novos concursos públicos, para emergencialmente atenuar os problemas do judiciário; mas, só um sistema mais  informatizado, uma polícia melhor preparada, reforma do sistema carcerário e por último e mais importante, uma melhor distribuição de renda, poderão solucionar esse “abacaxi” que é o sistema jurídico-carcerário.

Contudo, tenho a plena certeza que será quase que impossível que essa geração desfrute dos benefícios dessas possíveis atitudes; mas, é de obrigação de todos os cidadãos clamar por mudanças, pois um país justo é aquele que se preocupa com o bem estar das futuras gerações.
Michel Julierme Inácio Almeida
Enviado por Michel Julierme Inácio Almeida em 25/07/2007
Código do texto: T578610

Comentários

Sobre o autor
Michel Julierme Inácio Almeida
Arcoverde - Pernambuco - Brasil, 25 anos
31 textos (26809 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 28/07/14 23:33)