KOBATO episódio 3: a partilha do guarda-chuva

KOBATO episódio 3: A PARTILHA DO GUARDA-CHUVA
Miguel Carqueija


A doce Kobato (palavra japonesa que significa “pequena pomba”) tem razões para se alegrar: Sayaka, a gentil dona da creche onde a menina agora trabalha como voluntária, descobriu que sua auxiliar tão esforçada mora ao relento, no parque, dormindo dentro de uma tubulação deixada ao ar livre. Sayaka consegue com sua amiga Chitose, que gerencia um prédio (detalhe não suficientemente esclarecido), um apartamento para Kobato morar. Depois Chitose, que também é bastante cortês, descobre que a bagagem trazida pela hóspede é muito escassa e que ela não dispõe sequer de um “futon” (espécie de edredom). Compadecida, Chitose providencia também isso, mandando entregar pelas filhas Chiho e Chise.
Kobato não cabe em si de gratidão e contentamento e, a sós como o Senhor Ioryogi, expressa a sua felicidade. Ioryogi, porém, como bom estraga-prazeres, observa carrancudo que Kobato não veio à Terra para ser ajudada, mas para ajudar os outros.
Ioryogi – um ser meio demoníaco que, por castigo divino, foi reduzido à forma ridícula de um pequeno cachorro de pelúcia, e encarregado de auxiliar Kobato em sua missão sagrada, está sendo injusto. Kobato caiu do Céu sem memórias e sem recursos, e para levar avante sua missão de “restaurar corações feridos” precisava de uma estrutura, pelo menos, um teto e um leito. Por mais mal-humorado que seja, porém, Ioryogi, que tem sempre de evitar falar e mover-se quando outras pessoas estão por perto, depende afinal do bom êxito de Kobato para que seu castigo acabe...



Resenha do terceiro episódio – O presente da chuva – do seriado japonês de animação “Kobato” (Estúdio Madhouse, 2010). Criação da CLAMP (Ageha Ohkawa, Mokona Apapa, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi). Kobato dublada por Kana Anazawa.

“Por favor, divida o guarda-chuva com a Matsumi-san!”
(Kobato)

Uma das mais singelas e inocentes personagens criadas na ficção, Kobato sequer tem noção de como funcionam as coisas na sociedade humana. Ao conhecer dois namorados – a Matsumi e o Tadokoro – ela se toca no dia em que, enquanto conversava na rua com Matsumi, as duas vêem passarem na chuva, Tadokoro com outra garota, conversando animadamente. Matsumi vai embora parecendo profundamente abalada. Tendo ouvido sobre o gesto de dividir o guarda-chuva com outra pessoa, Kobato só enxerga aquilo, sem entender claramente o que é uma dor amorosa. Então ela dá um jeito de encontrar o rapaz no outro dia, aborda-o ousadamente e lhe pede que divida o guarda-chuva com Matsumi, como se o importante fosse o gesto em si. Matsumi acaba surgindo e o gesto de Kobato acaba provocando uma explicação entre os dois. O garoto explica a Matsumi que nada tinha com a outra menina; apenas ela se encontrava sem guarda-chuva e ele se oferecera para levá-la em casa.
Os dois namorados se afastam juntos e reconciliados, e Kobato obteve nova vitória: em seu frasco místico surgiu outro “confeito” como ela chama, uma pequena jóia espiritual, representando um coração ferido porém curado. Quando conseguir encher o frasco Kobato terá cumprido sua missão...
Nesse episódio aparece também Kohaku, o anjo em forma feminina, que casou com um humano, Shuishiro, a quem ela muito ama.
O que ressalta em cada episódio é que Kobato, a menina que caiu do Céu, só sabe fazer o bem, sendo uma personagem muito rara pela maneira como cultiva a bondade.

Rio de Janeiro, 5 de janeiro de 2017.