PULAR, PULAR E PULAR

LUCKEY, Bud. Boundin. Pixar Animation Studios, 2003. 4min40s.

A Pixar Animation Studios é responsável por produzir os melhores filmes e curtas-metragens de animação das últimas décadas, fato ímpar e impressionante na história das empresas de animações. Pular (Boundin) está certamente incluído nas melhores produções dos últimos tempos, pois, foi um dos curtas indicados ao Oscar de Melhor curta de animação em 2004 e ganhador do Annie Award. Tem Bud Luckey como escritor, diretor e narrador da história, que também é conhecido por ser o designer de personagens de Toy Story, Os incríveis, entre outros sucessos de animação com repercussões mundiais.

O curta narra a história de um cordeiro que gostava de sapatear o dia inteiro, por isso as manhãs eram sempre divertidas para todos que no parque residiam. O principal motivo era a sua lã, muito branca, brilhante e bonita, em que o orgulho e a vaidade do cordeiro se preenchiam. Mas, certo dia o mundo do cordeiro caiu, pois, sua lanosidade foi tirada, único motivo de toda a sua alegria. Ele ficou magro, roseado e desanimado, pois, agora era motivo de escárnio por todos que antes com ele dançavam. O cordeiro estava triste e sozinho e eis que surge um amigo inesperado. O “sábio dos sábios”, como era chamado, aconselhou o cordeiro a se levantar, pois, mesmo que na vida tenha altos e baixos e razões para chorar, devem-se os problemas enfrentar. O sábio encorajou-o a pular e pular, pois, no ato de pular havia mais vantagens do que sapatear, uma vez que se poderia subir e quase voar. Então o cordeiro sem lã começou a pular e a sua alegria persistiu em voltar, e ele percebeu que sem sua penugem subia mais alto, ou seja, o que antes era motivo de orgulho e vaidade agora é impedimento para quase voar. Assim, a alegria do cordeiro, não mais orgulhoso, voltou e ele aprendeu uma importante lição, que tudo na vida é uma questão de opinião.

O que chama mais atenção no curta-metragem, certamente, é a sincronia da trilha sonora seguida de rimas e a lição de moral transmitida no decorrer da animação. Pular (Boundin) é uma história que reaviva todos os conceitos de olhar o mundo, e impulsiona a quem o assiste a ter coragem de transformar a própria realidade para melhor, mesmo com as inúmeras dificuldades e os problemas que a cercam. Recomendo para todas as pessoas que procuram por ressignificação da própria vida.

Alisson_Fernando
Enviado por Alisson_Fernando em 02/02/2017
Código do texto: T5900038
Classificação de conteúdo: seguro