KOBATO episódio 6: trevo de quatro folhas

KOBATO EPISÓDIO 6: TREVO DE QUATRO FOLHAS
Miguel Carqueija


Kobato se encontra entre acontecimentos sinistros e experiências de ternura. Sayaka organiza um piquenique com as crianças da creche, mais Fujimoto e Kobato. Mas esta recebe um telefonema estranho, um homem sarcástico que se deduz ser o chefe dos indivíduos que antes apareceram para ameaçar Sayaka por conta de dívidas. O desconhecido no outro lado da linha até acha graça no jeito inocente de Kobato, mas avisa a ela que a creche vai fechar. Kobato fica preocupada, mas só tem coragem de falar com Ioryogi e Fujimoto, ficando Sayaka desconhecedora da ligação.


Resenha do episódio 6 – Uma brincadeira de esconde-esconde – do seriado japonês de animação “Kobato” (Estúdio Madhouse, 2010). Criação da CLAMP (Ageha Ohkawa, Mokona Apapa, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi). Kobato dublada por Kana Anazawa.


“Não se preocupe com isso. Estou feliz. Você se esforçou tanto para me animar.”
(Kobato para Marina)

A saga mística de Kobato Hanato está evoluindo. Ioryogi começa a ter contato com outras criaturas do mundo de fantasia de onde ele é originário. Enquanto Kobato segue na excursão da creche Ioryogi atravessa um minúsculo portal dimensional e, como em Harry Potter, se vê em outro mundo onde reencontra Genko, no momento um urso negro que administra numa casinha de campo um serviço de refeições, um tipo de bolo alemão conhecido como “baumkuchen”. Isso é o seu castigo, como virar um cachorro de pelúcia e acompanhar Kobato é a punição de Ioryogi. Este pede a Genko uma investigação sobre a creche e as pessoas que a ameaçam. Outra estranha criatura, Ginsen, que parece um coelho grande e feio, aparece para trocar farpas com Ioryogi e veladamente ameaçar Kobato. Quando Ioryogi avisa Ginsen para não ousar nada contra Kobato, sente-se que apesar de seu caráter maldoso — Ioryogi é quase um ser demoníaco — a extrema bondade de Kobato já começa a tocá-lo.
Na excursão, por perceber a aflição mal disfarçada de Kobato (motivada pelo telefonema ameaçador) a menina Marina perde-se do grupo e atrasa o seu regresso, pois Fujimoto e Kobato têm de ir procurá-la. Afinal a encontram adormecida na relva e, ao acordar, mostra-se triste por não ter encontrado um trevo de quatro folhas que havia procurado para animar Kobato (porque essas flores têm a fama de dar boa sorte). Kobato fica muito feliz com essa demonstração de amor e acaba encontrando um trevo colado na roupa da menina...
Essas sutilezas ternas acompanham a série. Entretanto, coisas perigosas estão se aproximando...

Rio de Janeiro, 16 de fevereiro de 2017.


(na imagem da série, Kobato e o "Senhor Ioryogi" )