"CAPITÃO PHILLIPS" - FILME

Confesso que não é de muita frequência eu assistir filmes do gênero drama. No entanto, um me chamou bem a atenção. Pus a rodar "Capitão Phillips’’(2013), um filme de drama e suspense biográfico estadunidense dirigido pelo britânico Paul Greengrass e estrelado por Tom Hanks. O roteiro foi escrito por Billy Ray baseado no livro A Captain's Duty: Somali Pirates, Navy SEALs, and Dangerous Days at Sea, por Richard Phillips em parceira com Stephan Talty. Baseado em fatos reais, narra a história de um capitão da marinha mercante dos Estados Unidos Richard Phillips feito refém em alto-mar por quatro piratas somalis durante o sequestro do navio-cargueiro Maersk Alabama em 2009.

Tom Hanks vive Richard Phillips, um americano branco, bem nutrido e profissional respeitado pela tripulação. Ele conduz os seus tripulantes com o Maersk Alabama no porto de Omã, começando a viagem através do Golfo de Áden para Mombaça, no Quênia. Durante a rota percebe que na costa da Somália piratas somalis atacavam navios, o que o faz redobrar a segurança do cargueiro. Até que um grupo de piratas somalis liderado por Abduwali Muse detectam e planejam um sequestro ao navio. Na ocasião, Phillips e sua tripulação resistem ao ataque, mas, sem sucesso, são feitos reféns. Os bandidos desnutridos e miseráveis mostram no filme uma grande barbárie da civilização: uma forma de poder e eliminação. Phillips é vítima por longos dias – intermináveis – sob o comando de africanos negros que, em todo momento, sonhavam com a glória, a soberba, o domínio sobre os norte-americanos e a derrocada da América do Norte. Inclusive, o ator somali naturalizado estadunidense Barkhad Abdi cumpre bem o papel de Abduwali Muse. Então na faixa de 17 a 20 anos, Muse era um pirata franzino, cerebral e frio, ditava um tom ameaçador. E no filme era o mais resiliente de todos os somalis diante do sofrimento do sequestro do capitão.

De longe o filme tem uma pegada propriamente documentária. Por outro lado, o diretor Paul Greengrass conseguiu montar uma narrativa contundente, sóbria e leve. Ele é conhecido pelas suas direções em "Zona Verde’’, “United 93” e da trilogia Bourne. E em “Capitão Phillips”, usa-se de diálogos "prontos’’ para se parecer em certas vezes um documentário. Enfim, Paul foi bem-sucedido na trama ao saber exatamente em qual cena, por exemplo, investia no suspense ou na pontualidade da trilha sonora. Após uma excelente recepção pelos críticos do cinema e cinéfilos, mesmo assim houve controvérsias. Muitos membros da tripulação questionaram a imprecisão dos fatos uma vez que o filme não foi fiel aos fatos realmente vividos a bordo do Maersk Alabama. Ainda que, porventura, a concretude dos fatos não tenha sido completa, a forma elementar das cenas e da narrativa pesam a favor.

Portanto, “Capitão Phillips” mostra um drama relativo à sobrevivência em casos extremos e com um nível de tensão ao máximo. A direção segura de Greengrass, a ótima interpretação de Tom Hanks e a boa estreia dos atores Barkhad Abdi, Barkhad Abdirahman e Faysal Ahmed, são fatores que fazem do filme ter sido bem recebido pela crítica.

Classificação: Bom

Pedro Viegas
Enviado por Pedro Viegas em 22/02/2017
Reeditado em 06/04/2020
Código do texto: T5920500
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.