Sailor Moon clássica 1: o despertar da guerreira

SAILOR MOON CLÁSSICA 1: o despertar da guerreira
Miguel Carqueija



Damos hoje início a um ambicioso projeto: a elaboração da guia de episódios de um dos mais queridos e longos seriados japoneses de animação: “Bishoujo senshi Sailor Moon” (A linda guerreira Sailor Moon), que a empresa Toei produziu entre 1992 e 1997 para a televisão japonesa (a mesma empresa produz atualmente “Sailor Moon Crystal”), seriado esse baseado na revista em quadrinhos (mangá) escrita e desenhada por Naoko Takeushi.
A primeira fase deste seriado é o arco Dark Kingdom, ou Reino Escuro. Muita gente acha que Sailor Moon é uma história infantil. Na verdade apresenta quatro leituras possíveis (infantil, adolescente, adulta e mística) e aborda mesmo temas polêmicos. O seriado dos anos 90 ostenta sim, principalmente nas primeira fases, um viés infantil mais pronunciado, mas a trama vai se adensando e adquirindo uma profundeza que faz pano de fundo ao caráter infantil da protagonista, uma adolescente cujas fraquezas e idiossincrasias convivem com sua missão cósmica e seus poderes sobrenaturais.
Como geralmente acontece nas sagas de super-heróis – e é assim com o Super-Homem, o Batman, o Tarzan, o Homem Aranha, o Hulk – existe o acontecimento básico, “onde tudo começou” e que haverá de ser recontado ao longo do tempo e de diversas maneiras. A origem do Super-Homem no planeta Crypton, destinado á destruição, a maneira como foi enviado para a Terra ainda bebê e aqui, adotado pelo casal de fazendeiros, obteve seus poderes por causa da radiação de nossa estrela; ou a origem de Batman, que em criança viu seus pais serem assassinados a tiro por um assaltante e resolveu dedicar a vida ao combate do crime – já foram recontadas, recicladas muitas vezes. Assim também a origem de Sailor Moon, no encontro com a gata Luna, é contada no mangá, no seriado dos anos 90, na série de imagem real dos anos 00, no atual seriado, variando detalhes mas basicamente a mesma coisa: a menina Usagi Tsukino (ou Serena na dublagem do seriado) livra uma gata preta dos meninos que a atormentavam e haviam colocado bandaides em sua testa. Usagi retira os bandaides e depara com a marca da lua crescente. Posteriormente a gata a procura e revela ser um animal falante chamado Luna; ensina Usagi a se transformar na super-heroína Sailor Moon, a guerreira da justiça, bastando colocar um broche místico na gola e exclamar “Pelo poder do prisma lunar!”. E uma seríssima missão está á sua espera...



Resenha do episódio 1 – Como uma menina chorona se transforma em guerreira – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.
Elenco original de dublagem:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotomo Mitsuishi
Tuxedo kamen (Dariem, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Rainha Beryl........................................................Keiko Han
Jadeite (ou Jedyte)..............................................Msayia Onosaka
Naru Osaka (Molly).............................................Shino Kakihuma
Haruna Sakurada (Profª Monica)........................Chiyoko Kawashima
Gurio Umino (Kelvin)..........................................Keiichi Namba
Morga ................................................................ Michiko Abe
Ikuko Tsukino......................................................Sanae Takagi
Shingo..................................................................Chiyoko Kawashima

“Meu Deus do Céu, por que uma garota tão simpática como eu tem de ficar de castigo?”
(Usagi Tsukino)

"Ela está falando, não é possível, devo estar louca!”
(Usagi Tsukino)

“Estão acontecendo coisas estranhas na cidade que nem a polícia pode resolver. O inimigo está à solta e você terá de combatê-lo. Você é a nossa guerreira escolhida.”
(Luna para Usagi Tsukino, ao revelar que ela é a guerreira mística Sailor Moon)

“Sou uma guerreira que luta pelo Amor e pela Justiça! Sou Sailor Moon, e punirei você em nome da Lua!”
(Sailor Moon, em sua frase-bordão)


O primeiro episódio mostra Usagi Tsukino — ou Serena, na dublagem feita nos Estados Unidos e mantida no México e no Brasil — e pessoalmente até gosto mais de Serena, pois reporta ao nome da Princesa da Lua no tempo ancestral do Milênio de Prata, o reino místico lunar — quase como uma anti-heroína, uma simples adolescente de Tóquio, com 14 anos, medrosa, chorona, atrasadina, que dorme mais do que deve, acorda atrasada para a escola, e sai toda estabanada, mal falando com a mãe, Ikuko. E ainda por cima leva notas baixas, naquele dia a professora Haruna quase lhe esfrega na cara o boletim com a nota 3 em matemática.
Porém, no trajeto para a escola, dá-se o acontecimento fulcral que mudará o destino de Serena para sempre e influenciará até o destino do mundo, da humanidade: o aparentemente trivial encontro com a gata preta. O momento em que a menina retira o curativo da testa da bichana e vê pela primeira vez o sinal da Lua. A gata a olha de forma estranha mas Serena, embora impressionada, tem de correr para a escola e mais uma vez ser posta de castigo do lado de fora da sala.
Mais tarde, depois de ser posta de castigo também pela mãe, e zombada pelo irmão mais novo Shingo, por causa da nota baixa, ela é visitada em seu quarto pela gata... que fala com ela e lhe dá o broche de transformação. A super-heroína nasceu e logo é convocada a salvar sua colega Naru, acossada por um dos monstros (yuma) a serviço do Reino Escuro e da Rainha Beryl, sinistra personagem que, a serviço por sua vez de um poderoso demônio (Metaria) procura pelo mundo o cristal de prata e, enquanto não o encontra, manda os seus servos (como o perverso Jadeite) roubarem energia dos humanos para alimentar o grande amo do Reino Escuro. Desde logo, percebe-se que há muitos mistérios na trama, que serão aos poucos esclarecidos ao longo do seriado.
Um desses mistérios é o bizarro Tuxedo Kamen (mascarado de fraque) que ajuda Sailor Moon no primeiro combate, em que ela destrói a yuma com sua tiara lunar (jogada por Usagi, transforma-se num aro de energia que elimina seres malignos) mas vai embora sem se identificar.
No mesmo dia Serena trocara farpas com um rapaz da vizinhança, Mamoru Chiba (Darien na dublagem) porque ele, acidentalmente, vira o seu boletim e zombara. Serena chega a botar-lhe a língua.
Finalmente, não faltam os comentários (de Umino e Naru) sobre a misteriosa guerreira Sailor Vênus, que vinha agindo nos último meses e acabara de prender uma quadrilha de ladrões de jóias.
Várias pontas da história são propostas e irão se juntando na trama que é complexa e fascinante.
O charme de Sailor Moon consiste na inusitada ingenuidade da personagem que é ao mesmo tempo uma poderosíssima super-heroína.

Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 2017.


(imagem do seriado: a transformação miraculosa de Usagi Tsukino em Sailor Moon)