Sailor Moon Clássica 4: o caso da academia

SAILOR MOON CLÁSSICA 4: O CASO DA ACADEMIA
Miguel Carqueija



O quarto episódio do seriado original “Sailor Moon” é dos mais pueris da série, seguindo o padrão inicial, antes que a trama se adensasse com as progressivas revelações e a tomada de consciência de Usagi Tsukino (Serena na dublagem brasileira) de seu destino cósmico. De fato, Serena aqui ainda é uma adolescente cheia de preocupações normais e até frívolas de sua faixa etárea, como a do peso. Quando surge uma nova academia na vizinhança oferecendo promoções gratuitas por um dia de experiência, atrai dessa maneira garotas do Colégio Juuban Júnior e até a professora da classe de Serena, Haruna.
Mas isso não será senão um novo truque de Jedyte para absorver energia dos seres humanos em benefício do demônio ancestral que, liberto de seu selo, está tentando despertar de todo para dominar o planeta. A torpe Rainha Beryl tudo observa de seu reduto, o chamado “Reino Escuro”.
Infelizmente Usagi, preocupada ela própria em perder peso, custa a desconfiar da academia, onde as pessoas emagrecem depressa demais. A gata Luna, que já percebeu o que está acontecendo, irritada por não conseguir se fazer entender, acaba se desentendendo com Usagi. Esta finalmente concorda em se transformar na Sailor Moon, e então descobre o que há por trás das atividades da academia de ginástica.



Resenha do episódio 4 – “Queres ser magra?” – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.

Elenco original de dublagem:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotomo Mitsuishi
Tuxedo kamen (Dariem, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Rainha Beryl........................................................Keiko Han
Jadeite (ou Jedyte)..............................................Msayia Onosaka
Naru Osaka (Molly).............................................Shino Kakihuma
Haruna Sakurada (Profª Monica)........................Chiyoko Kawashima
Gurio Umino (Kelvin)..........................................Keiichi Namba
Ikuko Tsukino......................................................Sanae Takagi
Shingo..................................................................Chiyoko Kawashima
Kenji Tsukino........................................................Yuji Mashi

“Quando você se apaixona, algo muda.”
(da canção-tema do encerramento dos episódios)

Acrescentando episódios que não existem no mangá, o seriado de animação dos anos 90 apresentou no início capítulos basicamente cômicos, como esse em que Usagi Tsukino, esquecida de ser uma super-heroína com poderes para defender a humanidade das forças do mal metafísico, comporta-se apenas como uma adolescente meio desmiolada de 14 anos, e fica com a ideia fixa de perder peso. Na verdade ela não sabe bem o que quer, pois ao encontrar com Motoki (o rapaz da loja de “games” a quem ela secretamente ama, ou julga amar) este, admirado porque a garota até passou mal por não querer comer, lhe diz que prefere meninas cheinhas. Usagi então faz o oposto de dieta e come de uma vez seis bolinhos de carne, só para se arrepender em seguida. A sequência da luta na academia é hilária, pois Sailor Moon só se anima quando Luna lhe diz que ela perderá peso se lutar.
Mesmo perdendo a academia, cujo “aparelho de raios modeladores” (que simplesmente sugava a força vital das pessoas, levando-as quase à morte) foi destruído por Sailor Moon, Jedyte conseguiu agradar a Rainha Beryl, pois enquanto seu truque durou conseguiu bastante energia para o demônio do Reino Escuro. Mas Jedyte já percebeu que só poderá seguir adiante com seus planos se derrotar Sailor Moon...
Detalhe significativo é que Usagi Tsukino manifesta uma característica de recato que muitas moças modernas já não apresentam: o enrubescimento da face.


Rio de Janeiro, 21 de março de 2017.

Sailor Moon criada por Naoko Takeushi e levada á televisão pela empresa Toei.