O Sorriso de Monalisa.

O Sorriso de Monalisa.

O filme,”O Sorriso de Monalisa”,conta a trajetória da professora de história da arte Katherine Watson,que depois de muito esforço consegue dar aulas no renomado colégio para moças Wellesley, que fica na fria Massachusetts.Ainda conta as dificuldades que ela teve para pôr em prática seus ensinamentos devido a tradição da instituição e o próprio pensamento das alunas que era muito conservador.

O enredo se passa no começo dos anos 50 (1953,1954) e nessa época cabe lembrar que ,os Estados Unidos vivia uma atmosfera pós segunda guerra mundial,o que causou grandes mudanças na cultura do país,pois ,se por um lado,na guerra,as mulheres foram para as fábricas bélicas os homens foram pro campo de batalha e após o fim dos conflitos ,os homens voltam para assumir seus lugares nas fábricas e a mulheres tiveram que cuidar dos afazeres domésticos. No filme mostra que havia várias propagandas onde a mulher ideal era bela,recatada e do lar.

Tendo em vista o filme, notamos logo no começo que a professora não levou em consideração as suas alunas,visto que, ela prepara a aula ,porém, sem nem se apresentar começa a passar seus slides, que as alunas já haviam estudado o mesmo material da aula e não ficou nada de relevante que ela pudesse explicar naquela .É então que a professora percebe que ela teria que mudar os seus métodos de ensino para ter uma aula de qualidade . Para isso começa a explicar outros tipos de artes e tenta mostrar para as alunas que elas podem ir além nas suas carreiras e não ficar apenas como adorno dos maridos.

A princípio as alunas não aceitam muito bem e começam a estranhar e até reclamam das novas propostas de ensino aplicadas pela professora, porém, logo começam a assimilar suas técnicas e acabam gostando das aulas.

A obra cinematográfica é muito bonita,forte e recheada de belas atrizes consagradas e nos fazem ter uma noção de como era o comportamento e as roupas daquela época.Além de compreender superficialmente a cultura e a relação professor aluno num colégio extremamente rígido e conservador.

A história é contada por uma de suas alunas, justo a que mais foi contra os meios de ensino usado pela professora. Entretanto depois de uma grande decepção na vida dessa aluna,ela finalmente conseguiu ver o que a professora tentou mostrar desde o início. Numa cena,essa aluna está vendo retratos de quadros famosos,nisso ela diz pra sua mãe que iria se divorciar (algo muito raro nos EUA dos anos 50,considerado um escândalo para a sociedade),então ela mostra um retrato do quadro de Monalisa e diz para sua mãe que a mulher na pintura está sorrindo e daí ela questiona se ela estaria feliz.E é com essa questão que o filme vai se encaminhando pro seu final.

O que a professora não levou em conta é que muitas das suas alunas queriam se casar e viver uma vida doméstica e quando percebe o seu erro desistiu da instituição. E percebeu que não se pode fazer nada sozinho quando se trata de educar e que o trabalho em equipe é muito importante, senão o professor fica num messianismo professoral que acaba dando em nada.

O filme “O Sorriso de Monalisa” é, portanto, um relato romântico e histórico sobre a vida de uma professora universitária que tem que vencer seus medos interiores,a própria instituição onde trabalha que é ultraconservadora, a sociedade americana da época que era machista ao extremo e seus próprios defeitos. Se ela consegue vencer ou não, assista o filme e tire suas próprias conclusões.

Joey Rascunho
Enviado por Joey Rascunho em 27/03/2017
Código do texto: T5952996
Classificação de conteúdo: seguro