Sailor Moon Clássica 22: o misterioso passado

SAILOR MOON CLÁSSICA 22: O MISTERIOSO PASSADO
Miguel Carqueija


Apesar do aspecto infantil nos roteiros do seriado, neste episódio vemos como a saga vai se adensando em passagens especiais como aquelas em que Sailor Moon e o Tuxedo Mask vão recuperando vagamente a memória de coisas idas e esquecidas. Entra aqui, aos poucos, o aspecto xintoísta da série. E é surpreendente que essa aproximação se dê num baile de máscaras, onde Tuxedo Mask já está previamente fantasiado. Entretanto diversos personagens convergem neste capítulo. Uma pista aparente do cristal de prata mobiliza diversos deles. No Reino Escuro a Rainha Beryl, que fica apenas manipulando sua bola de cristal, assiste a discussão entre Neflite e a pérfida Zyocite, que procura intrigá-lo junto à rainha. Ainda assim Beryl autoriza Neflite a tentar, embora ele já tenha acumulado muitos fracassos. Isso porque Beryl sabe que Neflite está desesperado e tentará de tudo para obter resultados.
O pivô do movimento é a chegada a Tóquio da misteriosa Princesa do Reino do Diamante, que pretende exibir a rara e valiosa joia lendária de seu país, num baile de máscaras na embaixada. As próprias sailors com a gata Luna suspeitam tratar-se da princesa que todas procuram e do lendário cristal de prata há tanto tempo perdido. Também Mamoru Chiba, o Tuxedo Mask, vai investigar. Há tempos Mamoru vem sonhando com uma mulher misteriosa, entrevista em silhueta (mas na qual, notem bem, se percebem longas marias-chiquinhas) que lhe pede encarecidamente para localizar o cristal de prata. Neflite, pelo Reino Escuro, também vai investigar.
Nos acontecimentos que se sucedem a princesa é possuída por uma das “yumas” a serviço de Neflite e pega o diamante, mas tanto as três sailors como o Tuxedo Mask aparecem para combater. Mas quando o Tuxedo Mask tenta ir ao encalço de Neflite é barrado pela própria Sailor Mercúrio, que deseja saber quem ele é afinal. O Tuxedo Mask não responde a essa questão mas admite que pode ser um inimigo, já que também ele quer o cristal de prata. O cristal que, afinal de contas, nada tem com a joia daquela princesa, que também não é a princesa procurada.


Resenha do episódio 22 – “O primeiro beijo de Serena” – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.


Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotomo Mitsuishi
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Rainha Beryl........................................................Keiko Han
Naru Osaka (Molly).............................................Shino Kakihuma
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Hino Rei (Sailor Marte) .......................................Michie Tomizawa
Gurio Umino........................................................Keiichi Namba
Nephryte (Neflite)................................................Katsuji Mori


“Faz muito tempo eu a conheci em algum lugar.”
(Tuxedo Mask)

“Isto já aconteceu antes... há muito tempo.”
(Sailor Moon após beijar Tuxedo Mask)

“Você é nosso inimigo ou está do nosso lado?”
(Sailor Mercúrio para Tuxedo Mask)

“Se procuramos a mesma coisa então talvez sejamos inimigos.”
(Tuxedo Mask para Sailor Mercúrio)


Este movimentado episódio da saga da Guerreira do Amor e da Justiça traz a primeira e fugaz aparição do último dos generais do Negaverso, Kunzyte (mas que na versão brasileira ficou sendo Malachite), associado a Zyocite na oposição a Neflite (lembrando aqui que Jedyte morreu no capítulo 13). Mostra também que Usagi Tsukino ou Serena, ou seja, a Sailor Moon, está misticamente ligada ao Tuxedo Mask, apesar das desconfianças de Mercúrio. O seriado vai ficando emocionante com a chegada das primeiras revelações de um passado distante e misterioso.

Rio de Janeiro, 4 de julho de 2017.