SAILOR MOON CLÁSSICA 32: Umino e Naru, romance de adolescentes

SAILOR MOON CLÁSSICA 32: Umino e Naru, romance de adolescentes
Miguel Carqueija



Neste capítulo misturam-se a grande puerilidade do roteiro (algo bem intencional pois visa o público infantil além do adolescente e adulto e caracteriza a ingenuidade de muitos personagens a começar pela protagonista) com o adensamento da trama, pois segredos ancestrais começam a ser revelados e os sentimentos de Usagi Tsukino (Serena), ou seja a Sailor Moon, se aprofundam. É interessante como Serena não perde uma oportunidade de bancar o cupido e assim ela injeta entusiasmo no nerd Umino, seu colega na classe escolar, para que ele tome a iniciativa de cortejar a Naru. Esta ainda o considera simples amigo, até porque “nem se declarou”; e quando Serena, indiscretamente, sugere a Umino imitar o misterioso Tuxedo Mask, ele leva a coisa a sério e se veste de fraque além de colocar máscara. Os resultados dessa imitação de herói são a princípio desastrosas e embaraçosas para Naru. Outro detalhe cômico é a chatice da gata Luna que nessa fase vive implicando com Serena, acusando-a a té de ser irresponsável, por se preocupar com outras coisas e não com a missão que lhe foi confiada. Luna confia mais nas outras: Mercúrio, Marte e Júpiter, mais centradas. O problema é que Sailor Moon é por demais especial e age conforme seus sentimentos, é a sinceridade em pessoa e Luna ainda não compreendeu que essa é a sua grande força. Para Sailor Moon sempre há tempo para ajudar os amigos, mesmo em meio aos perigos da missão...


Resenha do episódio 32 – “Umino vira herói e salva Naru” – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1992. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Yoshiyuki Tomita. História original de Naoko Takeushi.

Elenco de dublagem:


Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotomo Mitsuishi
Tuxedo Kamen (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya 
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Hino Rei (Sailor Marte) .......................................Michie Tomizawa
Zyocite..................................................................Keiichi Nanba
Motoki Furuhata..................................................Hiroyuki Satou
Naru Osaka (Molly).............................................Shino Kakihuma
Gurio Umino........................................................Keiichi Namba
Zyocite..................................................................Keiichi Nanba
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara


“Eu sou uma embaixatriz enviada lá da Lua!”
(Luna)

“A princesa que vocês estão procurando é descendente do Reino da Lua.”
(Luna)

Enquanto Zyocite prossegue com seus planos, sem se importar a quem prejudique, Luna finalmente faz algumas revelações importantes às guerreiras, deixando-as perplexas. “Existe mesmo um reino na Lua?”, murmura Makoto Kino, a Sailor Júpiter. Porém muito pouco ainda foi revelado. Ainda não se sabe quem é a princesa, nem o que aconteceu no passado. Entretanto é preciso bloquear o mal. Mais uma vez, Sailor Moon defronta Zyocite. Esta quer o cristal arco-íris que se encontra com Serena, que se dispõe a enfrentá-la, mas é detida por uma chantagem: pessoas inocentes estão presas em bolas de uma alga que, enfeitiçada, envolveu frequentadores do parque e do espetáculo performático que estava sendo exibido. Mesmo Naru, amiga de Serena, está entre as vítimas. Para salvar essas pessoas Serena entrega o cristal, mas só para que o Tuxedo Mask, surgindo repentinamente, dele se aposse. O Tuxedo Mask acaba tendo de se defender com sua bengala dos projéteis enviados pelo ator que foi possuído por poder demoníaco, Sailor Moon consegue salvar todo mundo e libertar o ator, com o poder do cetro lunar, mas Zyocite, que tornara a pegar o cristal, vai embora comentando que o resto não lhe interessava.
É aqui que os sentimentos de Sailor Moon entram em perplexidade. Tuxedo Mask lhe diz que irá pegar todos os cristais roubados por Zyocite (ele próprio está com dois). Sailor Moon agradece, mas ele replica:


“Não tem nada que agradecer, Sailor Moon, pois eu levarei os cristais comigo.”

O final do episódio, apesar de todas as criancices acontecidas em torno do desastrado Umino, é comovente. Luna, a gata, já no quarto de Serena, observa à garota que haviam fracassado naquele dia, porque Zyocite levara o cristal. Mas na janela, silenciosa, a menina não parece ouvir a gata, que insiste: “Serena, você está me ouvindo?”
Não, a Serena não estava ouvindo. Momentaneamente esquecida dos cristais, do Reino Escuro, da missão, ela só pensa em seu amor pelo misterioso mascarado de fraque, aquele que várias vezes a tinha salvo e por quem o seu coração batia. Segurando a caixa musical em forma de estrela que dele recebera tempos atrás, e que tocava a pungente “Lenda da Luz da Lua”, Sailor Moon murmura tristemente:


“Estrela musical. Eu não entendo o que está acontecendo com o Tuxedo Mask. Eu não entendo.”

Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2017.