INUYASHA episódio 3: KAGOME RETORNA

INUYASHA episódio 3: KAGOME RETORNA
Miguel Carqueija



Quando a Shigon no Tama engolida por um youkai-gralha é estilhaçada pela seta disparada por Kagome, os fragmentos espalham-se como estrelas cadentes pelo Japão do período feudal. Assim se inicia a grande “quest” da saga de Kagome e Inuyasha. Para Kaede, devem ambos unir seus poderes e buscar os fragmentos da “jóia de quatro almas” que se perderam, restando apenas um em poder de Kagome. Mas as grosserias de Inuyasha, que como youkai-cachorro reclama até do “cheiro” da Kagome, acabam irritando a menina, que resolve simplesmente tentar retornar para seu tempo e sua família, já que o meio-youkai afirma não precisar dela. Entretanto um novo youkai, também atraído pela vibração da pedra, surge para perturbar: tem a forma aparente de uma jovem que lança e manipula invisíveis fios de cabelo, quais teia de aranha, mas que só Kagome e Kaede podem enxergar. Mas Kagome voltou para o século XX...


Resenha do episódio 3 — “A volta através do Poço Come-Ossos” — do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).
Elenco original de dublagem

Kagome Higusashi.............................................Satsuki Yukino
Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi
Kikyou................................................................Noriko Hidaka
Kaede.................................................................Hisako Kyoda


“Kagome, Inuyasha; vocês devem combinar suas forças, juntar os fragmentos e reaver a Shikon no Tama.”
(Kaede)


Kagome retornou pelo poço místico à sua época, descobrindo assim que pode viajar pelo tempo. Ela reencontra a família e julga que tudo passou, afinal Inuyasha conseguira irritá-la, dando-lhe a impressão de odiá-la. E uma menina tem sentimentos. Mas a situação 700 anos atrás continua tensa e cheia de perigos. Kagome não sabe, mas o seu envolvimento com a situação do passado ainda não terminou.
A criação de Rumiko Takahashi é um tanto exagerada nas monstruosidades que vão aparecendo (como se o passado do Japão estivesse repleto de seres demoníacos) por isso é um verdadeiro achado a introdução na história da menina que vem do futuro, de coração intrépido e generoso, e poderes místicos, pois é ela quem dá suavidade e sentimentos à saga. Inuyasha, inicialmente uma espécie de besta perigosa, descobrirá que possui sentimentos e não é tão mau quanto quer parecer. Para Kaede, Kagome deveria ser a guardiã da “Jóia das Quatro Almas”, mas Inuyasha a cobiça para com seu poder tornar-se um youkai completo — pois a jóia potencializa o poder de um youkai. Inuyasha é um bastardo, meio-humano. Em tese tanto ele pode pender para a natureza humana, quanto para a youkai. Mas que restará de bondade em Inuyasha se ele se tornar um completo youkai?
A sublime missão de Kagome irá aos poucos se tornar mais clara. É ela o fator para a redenção de Inuyasha.

Rio de Janeiro, 15 de outubro de 2017.