ROD TV episódio 13: a batalha contra a Dokuseisha, parte 2

ROD TV episódio 13: a batalha contra a Dokuseisha, parte 2
Miguel Carqueija



No auge da batalha das três manipuladoras de papel, Michelle, Maggie e Anita, contra a Dokuseisha, na sede da organização em Hong Kong, pela libertação de Sumiregawa Nenene, surge Sunny Wang, agente da Dokuseisha e o mais poderoso manipulador de papel do mundo. As três irmãs vêem-se na contingência de se separarem: enquanto Maggie, com seus fantoches de papel, busca conter o terrível adversário, Michelle retarda os seguranças mais adiante para que Anita chegue à sala secreta, numa esfera dependurada sobre o abismo, onde Nenene é submetida à experiência de lavagem cerebral para escrever o desejado livro... porém aproveitando-se da situação de emergência o caviloso Joker, com seu cérebro estratégico, auxiliado por Wendy e pelo garoto que atravessa paredes, Júnior, apodera-se de todos os livros secretos da Biblioteca Britânica que estavam com a organização chinesa...


Dublagem original:
Anita King.................................Chiwa Saito
Maggie Mui..............................Hiromi Hirata
Sumiregawa Nenene................Satsuki Yukino
Michelle Cheung.......................Shouko Kikuchi
Mister Carpenter “Joker”.................................Hozumi Gouda
Wendy..............................................................Mika Sakenobe


Resenha do décimo-terceiro (O crepúsculo do papel, parte 2) do seriado de tv “ROD-read or dream” (leia ou sonhe) – J.C. Staff e Studio Deen, Japão, 2003-2004. Direção: Koji Masunari. Adaptação dos personagens criados por Hideyuki Kurama (autor) e Shutaro Yamada (ilustrações) em 11 volumes de romance editados pela Shueisha a partir de 2000 (já foi anunciado o décimo-segundo volume).

“Isso não é mais uma missão. A partir daqui, vamos salvá-la como uma amiga.”
(Michelle Cheung)

“Vim te resgatar.”
(Anita King)

“Tudo vai dar certo de algum jeito, desde que estejamos juntas.”
(Michelle Cheung)


Todos os lances deste episódio decisivo são eletrizantes. A lealdade das três garotas pela escritora Nenene é admirável e levada às últimas consequências. Li, que traíra a escritora, vê que todo o plano da Dokuseisha vai por água abaixo pela resistência de Nenene (que impede o domínio de seu cérebro) e pela invasão das manipuladoras. Quando Anita chega finalmente ao local onde Sumiregawa se encontra presa, Li volta a ser um amigo e morre tentando ajudá-las, eliminando ainda um dos oficiais da Dokuseisha. O pombo-correio de Li vai embora, Kim some e Joker, retirando-se de helicóptero com a sua secretária-admiradora Wendy e Júnior, triunfante, levando os livros de poder, ainda se dá ao luxo de explodir o prédio por controle remoto, provocando o seu afundamento no mar, e a inundação catastrófica de Hong Kong.
É especialmente marcante a cena em que Anita, encontrando Nenene semi-consciente e algemada na cadeira de testes, coloca-lhe os óculos (recolhidos por Anita quando do sequestro da romancista) e pergunta: “Você pode me reconhecer?” E Nenene responde que sim, que a reconhece, “Chibiko” (pirralha).
A fuga das quatro mulheres, com a estrondosa vitória sobre a Dokuseisha (inclusive a vitória de Maggie sobre Sunny, após demorado combate), não encerra o drama: elas ainda não sabem, mas agora a luta será com a Biblioteca Britânica e seu perigoso líder, Joker, que sai do episódio mais fortalecido que nunca...

Rio de Janeiro, 19 de outubro de 2017.


(no fotograma Anita King exercendo seu poder com papel)