ROD TV episódio 15: o reencontro

ROD TV episódio 15: o reencontro
Miguel Carqueija


Retornando ao Japão após os dramáticos acontecimentos narrados nos episódios 12 e 13, Sumiregawa Nenene e as manipuladoras de papel Anita King, Michelle Cheung e Maggie Mui descobrem que estão sendo procuradas pela polícia por atos de terrorismo em Hong Kong, por causa da destruiçao do edifício da Dokuseisha e a inundação da cidade, desastres na verdade provocados pela bomba de Joker. Tendo escapado do apartamento da escritora Nenene graças aos poderes telecinéticos das três usuárias de papel, o quarteto descobre casualmente, no isqueiro deixado pelo falecido Lee, uma pista do “Livro dos Olhos Clarividentes” — único dos livros perdidos da Biblioteca Britânica não recuperados por Joker. A pista aponta para a livraria de Toto em Jinbouchou – o misterioso livreiro que sempre é visto de costas – e para a desaparecida The Paper, isto é, Yomiko Readman, grande amiga de Sumiregawa Nenene...


Resenha do décimo-quinto episódio (No fundo do mais escuro abismo) do seriado de tv “ROD-read or dream” (leia ou sonhe) – J.C. Staff e Studio Deen, Japão, 2003-2004. Direção: Koji Masunari. Adaptação dos personagens criados por Hideyuki Kurama (autor) e Shutaro Yamada (ilustrações) em 11 volumes de romance editados pela Shueisha a partir de 2000 (já foi anunciado o décimo-segundo volume).

Dublagem original:
Anita King.................................Chiwa Saito
Maggie Mui..............................Hiromi Hirata
Sumiregawa Nenene................Satsuki Yukino
Michelle Cheung.......................Shouko Kikuchi
Mister Carpenter “Joker”.................................Hozumi Gouda
Wendy Earheart ..............................................................Mika Sakenobe
Yomiko Readman “The Paper”.........................Rieko Miura
Nancy Makuhari “Miss Deep”..........................Michiko Neya


“Por que você está agindo assim quando Nenene está lhe implorando dessa forma? É óbvio que você só está se fingindo de burro! Você sabe o quanto é difícil não poder ver alguém que você realmente quer ver? Você ainda não sabe mesmo sendo velho desse jeito? O quanto é difícil... você não sabe?”
(Anita King para Toto, aos berros)


O episódio 15 é o primeiro na série televisiva “Read or dream” onde aparece a mestra dos papéis, Yomiko Readman, protagonista dos três OVA’s (especiais de tv) aqui já resenhados, de ROD-read or die (leia ou morra). Quem já conhecia os OVA’s sabe que em certa época, nesse mundo alternativo, Readman trabalhou para a Biblioteca Britânica como agente de habilidades especiais e era conhecida como The Paper (A Papel) tendo participado com Drake Anderson da terrível batalha contra os i-jins. Pouca coisa foi filmada desse universo, já que o mesmo se baseia em romances de Hideyuki Kurama, sabemos porém que Nenene era, aos 13 anos, uma garota prodígio e escritora, que foi sequestrada e salva por Readman, inicinando-se aí uma grande amizade entre as duas. Nos cinco anos seguintes Nenene publicou diversos livros de sucesso. Então, algum tempo após o “Incidente i-jin”, Readman desapareceu misteriosamente depois que a Biblioteca Britânica pegou fogo. Esse fato deixou Sumiregawa Nenene arrasada, pois tornara-se dependente psicológica de Readman. Por isso ela nunca mais escreveu e, até surgir a amizade com o trio Michelle-Maggie-Anita, sentia-se incapaz de escrever enquanto Readman não reaparecesse.
O reencontro de Nenene com Yomiko, no subterrâneo da biblioteca onde The Paper se encontrava oculta juntamente com Nancy (clone da Nancy que foi agente dupla nos OVA’s e que faleceu) reveste-se de detalhes patéticos. Já fôra difícil convencer o livreiro a dar a informação (Anita chegou a agredi-lo com um rolo de papel). Apesar de toda a velha amizade Readman não quer ser descoberta e tenta fugir pelos corredores de livros. Afinal Nenene a derruba atirando-lhe um livro na nuca. Readman, por fim, é obrigada a confrontar a amiga que chora em seu peito. Nessa sequência até aparece um dos romances de Nenene nas prateleiras, “Zona de emancipação da meia-noite”.
O mistério que levou Yomiko Readman a se esconder do mundo ainda não está explicado. Nenene, estarrecida, pergunta se ela desistiu de tudo. Mas o subito aparecimento de Joker, o diretor da Biblioteca Britânica, interrompe tudo. Novos acontecimentos dramáticos estão a caminho...

Rio de Janeiro, 19 de novembro de 2017.


imagem da série: Yomiko Readman e seu amor pelos livros