Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

QUEBRA DE CONFIANÇA

(Breach, EUA, 2007)
Direção: Billy Ray
Roteiro de William Rotko, Billy Ray e Adam Mazer, baseado em estória de Adam Mazer e William Rotko. Música: Mychael Danna. Fotografia: Tak Fujimoto. Elenco: Chris Cooper, Ryan Phillippe, Laura Linney, Dennis Haysbert, Caroline Dhavernas.

Sinopse:

19 de fevereiro de 2001.

Notícia de jornal: "O agente especial do FBI Robert Phillip Hanssen, de 56 anos, foi preso em flagrante sob a acusação de ter agido como espião russo pelos últimos 15 anos. A prisão, anunciada ontem pelo FBI, foi feita no domingo à noite, no Parque Fox Stone na cidade de Vienna, na Virgínia, no momento em que Hanssen tentava deixar um pacote cheio de documentos altamente confidenciais que seriam resgatados por agentes russos em troca de US$ 50 mil, deixados em um outro local.
Robert Hanssen era um especialista em vigilância eletrônica e contra-inteligência e, segundo depoimentos juramentados prestados ao FBI, ele entregou aos russos mais de 6 mil páginas de documentos secretos nos últimos anos. Para tanto, utilizou sofisticados meios de comunicação e criptografia. Em troca de seus serviços, teria recebido mais de US$ 600 mil em dinheiro e diamantes.
Os depoimentos atestam que os disquetes de computador e os documentos impressos entregues por Hanssen aos seus contatos russos comprometeram numerosas fontes humanas de informação bem como a segurança dos Estados Unidos, incluindo estratégias nucleares e de inteligência do país.
De acordo com uma nota liberada à imprensa pelo FBI, o diretor do órgão, Louis J. Freeh, disse que se as acusações contra o agente forem provadas o caso representará "a mais séria violação da lei e risco à segurança nacional" dos EUA.
Hanssen, que usou vários pesudônimos — "B", "Ramon Garcia", "Jim Baker" e "G. Robertson" — também é acusado de estar envolvido com Aldrich Ames, agente da CIA preso em 1994 por ter fornecido aos russos informações sobre agentes americanos duplos, o que resultou na morte de dez pessoas. Robert Hanssen teria confirmado as informações de Ames, levando à execução de dois agentes e à prisão de um terceiro. "

Dois meses antes...

Eric O'Neill (Ryan Phillippe) é um jovem aspirante a agente do FBI em treinamento na divisão anti-terrorismo, de formação católica (estudou em colégio de jesuítas) que foi designado para trabalhar em conjunto com Robert Hanssen (Chris Cooper), especialista em segurança em informática em uma nova divisão do FBI, criada para proteger informações confidenciais.

Entretanto O'Neill sabe superficialmente sobre a real intenção de sua promoção: ajudar a cúpula do FBI a desmascarar Hanssen, que é investigado nos bastidores da agência por estar vendendo informações à União Soviética e de ser um pervertido sexual.
Para realizar sua missão O'Neill precisa conquistar a confiança de Hanssen, de modo que possa reunir provas suficientes para incriminá-lo.

Mas aos olhos de O´Neill, Robert Hanssen, que reconhece sua prática de testar as pessoas ao seu redor, lhe parece um incompreendido profissional à frente de seu tempo (tudo o que queria era ganhar uma sala com janela) e um católico fervoroso, que reza o terço todos os dias, estuda o Catecismo Católico e tem um crucifixo em sua sala, atrás da cadeira.

Estréia: 27.07.2007.
AIRTON SHINTO
Enviado por AIRTON SHINTO em 14/09/2007
Código do texto: T651838
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
AIRTON SHINTO
São Paulo - São Paulo - Brasil
91 textos (53942 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/08/17 07:11)