Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

LEÕES E CORDEIROS

(Lions for Lambs, EUA, 2007)
Direção: Robert Redford
Elenco: Robert Redford, Meryl Streep, Tom Cruise, Michael Pena, Derek Luke, Andrew Garfield.

Sinopse:

O que os americanos deveriam ter feito como resposta aos ataques do 11 de setembro?

Os americanos erraram no que fizeram? Em que?

Qual a parcela de culpa que os políticos tem neste erro?

Os jornalistas também tiveram sua culpa? Em que?

Como são os bastidores da formação da opinião pública?

E agora, o que fazer?

Washington, EUA.

O ambicioso senador republicano Jasper Irving tem sido cogitado para ser o novo candidato do partido para a sucessão do atual presidente.

A jornalista Janine Roth, da rede de TV AXN, recebe um convite para uma reunião com o senador em seu gabinete. Ao chegar ao local, descobre que o congressista reservou uma hora para que ela ouça em primeira mão o plano que ele têm para uma nova forma de atuação das forças armadas americanas no combate ao Taliban e à Al-Qaeda no Afeganistão. O senador quer que a jornalista mude o enfoque das matérias que ela tem publicado sobre o assunto -ao invés de enfocar nos erros cometidos nos seis anos anteriores da ocupação americana no Iraque e no Afeganistão, ela publicaria uma matéria falando de uma nova estratégia militar, que consistiria na formação de "pontos de operação", grupos militares pequenos, que aos poucos minariam a resistência dos grupos terroristas - que já teriam criado uma rota de transporte de armamentos e tropas através do Irã, que por sua vez teria feito acordos nucleares com a Coréia do Norte. A nova operação militar americana seria iniciada com o desembarque de uma missão numa montanha coberta de neve no Afeganistão.

Enquanto o senador Irving dá sua entrevista no gabinete com ar-condicionado, os soldados americanos Arian Finch e Ernest Rodriguez caem de um helicóptero alvejado em solo afegão durante a operação criada pelo senador. Feridos e com pouca munição, aos poucos eles se vêem cercados pelo exército talibã que se aproxima cada vez mais do local onde eles estão.

Em sua sala na Universidade da Califórnia, o professor de Ciência Política Stephen Malley tenta convencer o aluno Todd a voltar a assistir e participar de suas aulas. Todd, que no começo do curso mostrou-se interessado quando o assunto eram as bases da ciência política e da filosofia grega, abandonou as aulas quando o curso passou a abordar a ação política prática.

Stephen Malley lembra-se de dois alunos que, antes do final do curso que faziam na Universidade, decidiram alistar-se como voluntários nas Forças Armadas e foram lutar no Afeganistão. Seus nomes? Arian Finch e Ernest Rodriguez.
AIRTON SHINTO
Enviado por AIRTON SHINTO em 11/11/2007
Reeditado em 16/11/2007
Código do texto: T733374
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
AIRTON SHINTO
São Paulo - São Paulo - Brasil
91 textos (53945 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/08/17 22:28)