TEMPOS MODERNOS - CHARLES CHAPLIN

Chaplin, um dos maiores mitos do cinema, critica a sociedade capitalista em Tempos Modernos

Tempos Modernos, de Charles Chaplin, é o retrato da sociedade capitalista que começava a se desenhar na Europa a partir do século 18, mais precisamente após a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra. A busca desenfreada pelo lucro é criticada de forma irônica por um dos maiores gênios que o cinema conheceu ao longo da história, e uma passagem significativa que aponta essa característica de produção é o momento em que o personagem trabalha de forma contínua e ininterrupta diante de uma esteira, tornando-se uma parte integrante da máquina. Tanto é verdade que, ao encerrar o turno, ele continua com a mente voltada para os movimentos do trabalho.

O cinema confirma-se então como uma nova manifestação artística - a “sétima arte” -, e seu surgimento está estritamente ligado à evolução da fotografia. No princípio, o maior desafio do homem era transformar em imagens palpáveis aquilo que os olhos testemunhavam, e a partir daí “aprisionar o fantasma do movimento”, como fizeram os precursores irmãos Lumière. De volta a Chaplin, a história do cinema seria incompleta sem sua existência, sem a magia de fazer rir e chorar apenas com a expressão corporal e a fisionomia de um humilde cidadão.

A partir da intensificação da produção industrial a arte vai passar por uma mudança de conceito. As reproduções em série elevaram o conceito artístico em relação à originalidade, e as artes passaram a ser expostas e cultuadas nos museus. Por outro lado, os objetos reproduzidos e que não eram tidos como obras de arte permitiram que o povo estreitasse as relações com o artista. A reprodução industrial em série possibilidade que o cidadão comum decore a parede de sua sala, por exemplo, com trabalhos alusivos artistas de sua preferência, mesmo porque a maioria dos originais pertence a acervos de museus e universidades, e têm uma valorização muito distante do poderio financeiro do grande público.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 16/12/2005
Reeditado em 04/10/2022
Código do texto: T86597
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.