Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

TEMPOS MODERNOS - CHARLES CHAPLIN

TWITTER: @jdmorbidelli (siga e concorra a um livro por mês)
FACEBOOK: jdmorbidelli@estadao.com.br

Chaplin, um dos maiores mitos do cinema, critica a sociedade capitalista em Tempos Modernos

Tempos Modernos, de Charles Chaplin, é o retrato da sociedade capitalista que começava a se desenhar na Europa a partir do século  18, mais precisamente após a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra. A busca desenfreada pelo lucro é criticada de forma irônica por um dos maiores gênios que o cinema conheceu ao longo da história, e uma passagem significativa que aponta essa característica de produção é o momento em que o personagem trabalha de forma contínua e ininterrupta diante de uma esteira, tornando-se uma parte integrante da máquina. Tanto é verdade que, ao encerrar o turno, ele continua com a mente voltada para os movimentos do trabalho.

O cinema confirma-se então como uma nova manifestação artística - a “sétima arte” -, e seu surgimento está estritamente ligado à evolução da fotografia. No princípio, o maior desafio do homem era transformar em imagens palpáveis aquilo que os olhos testemunhavam, e a partir daí “aprisionar o fantasma do movimento”, como fizeram os precursores irmãos Lumière. De volta a Chaplin, a história do cinema seria incompleta sem sua existência, sem a magia de fazer rir e chorar apenas com a expressão corporal e a fisionomia de um humilde cidadão.

A partir da intensificação da produção industrial a arte vai passar por uma mudança de conceito. As reproduções em série elevaram o conceito artístico em relação à originalidade, e as artes passaram a ser expostas e cultuadas nos museus. Por outro lado, os objetos reproduzidos e que não eram tidos como obras de arte permitiram que o povo estreitasse as relações com o artista. A reprodução industrial em série possibilidade que o cidadão comum decore a parede de sua sala, por exemplo, com trabalhos alusivos artistas de sua preferência, mesmo porque a maioria dos originais pertence a acervos de museus e universidades, e têm uma valorização muito distante do poderio financeiro do grande público.

Caso queira adquirir o filme, favor solicitar por e-mail.

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM
José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 16/12/2005
Reeditado em 17/04/2013
Código do texto: T86597
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
José Donizetti Morbidelli
São Paulo - São Paulo - Brasil
218 textos (621787 leituras)
24 e-livros (1368 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 12:02)
José Donizetti Morbidelli