Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

TODOS OS VENTOS

 
Nadir Silveira Dias

O livro TODOS OS VENTOS - de João de Deus Canha – é o volume I da Coleção Prata da Casa, da Sociedade Partenon Literário, e se constitui num belo conjunto de inspirados poemas de autoria do autor do livro Herança Proletária, um líder sindical, ativista comunitário, e poeta convicto.

A obra apresenta uma belíssima imagem de capa – concebida sob a ótica da arte ligada ao conceito de artista da própria casa – como é o próprio título da Coleção - e se traduz no aproveitamento de imagens obtidas em âmbito territorial e artístico que em muito tem a ver com a própria criação poética do autor João de Deus Canha neste seu livro TODOS OS VENTOS.

A capa foi concebida por Nadir Silveira Dias sobre fotos de Ludmila Xavier Silveira Dias, que gentilmente cedeu os direitos autorais para esta edição.

O que diz o Editor sobre a obra poética de João de Deus Canha:

“Todos os Ventos” é uma tecitura muito bem concatenada e magnífica na abrangência de suas evocações! Concomitantemente, é uma obra viva, real, contundente e harmônica.
O autor a extrai do seu próprio viver e do viver das pessoas de suas relações em consonante contexto inter-relacional com o meio e as relações humanas em abstrato ou topicamente consideradas.
É um típico cadinho-cadinho-caldeirão de sentimentos, enfoques, posicionamentos, arrebatamentos, rebates e rebotes na visualização e no seu próprio jeito de ver e bem sentir a vida.
No seu poetar sereno, evoca tanto os tuco-tucos das areias brancas do litoral quanto o longínquo e quase abstrato apito de trem de sua infância e ainda a sempre presente utopia de ser e fazer feliz!
Possam os leitores bem compreender a sua mensagem – Não há dúvida de que será em seu próprio benefício.
João de Deus Canha e a sua construção poética: Aproveitem!”
O Editor – Nadir Silveira Dias

A mensagem do Coordenador de Publicações é a seguinte:

“Na senda de fomento de suas atividades e da estruturação da sua área de publicações, a Sociedade Partenon Literário, difundindo talentos e evidenciando novos valores da criação literária, depois de Genesis, Caminhos, e Miradouros, da Coleção Autores Reunidos que, nas alas da poesia, da prosa, objetiva o intercâmbio entre pessoas, cidades, países, apresenta agora o volume I da Coleção Prata da Casa, do novel associado João de Deus Canha com a obra poética “Todos os Ventos”.
Nesse contexto, a Coleção Prata da Casa se faz presente para incrementar e mesclar valores num tempo em que a globalização semeia funestos e deletérios efeitos, temos nós, poetas, prosadores, artistas, músicos e apreciadores, a obrigação de semear e colher os efeitos benéficos que ela pode oferecer. E este contato com as pessoas, com o mundo e seu intercâmbio no campo das próprias relações, nas alas da poesia e da prosa, é e será sempre sumamente gratificante! Muito êxito!!!” ... Nadir Silveira Dias – Coordenador de Publicações

Palavras do Editor sobre o autor da obra poética TODOS OS VENTOS:

“João de Deus Canha é o Sócio nº 119 da Sociedade Partenon Literário e o primeiro novo associado do novel Núcleo Balneário Pinhal. É natural de Erechim, RS, poeta, escritor, ativista comunitário e líder sindical. Além do livro Herança Proletária, Editora Intermédio, Porto Alegre, 1986, com recente análise para 2° Edição, pela Litteris, do Rio de Janeiro, tem inúmeras outras participações em coletâneas e movimentos literários e sociais, dentre elas: Concurso Banco Real Talentos da Maturidade, São Paulo, 2002, 2003 e 2004, Anuário de Escritores 2002, e A Nova Geração da Poesia Brasileira, 2001, da Litteris Editora, RJ, tendo sido homenageado em 1° de maio de 2004 pelo Movimento Popular de Moralização, Ética e Cidadania. No Jornalismo, foi criador e redator do Jornal dos Metalúrgicos Aposentados durante três anos e redator do Jornal Floresta. Foi fundador do Ginásio José Cezar Mesquita, fundador da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Operários da Forjas Dagar S/A e da Cooperativa de Consumo. Participou de inúmeros Congressos Municipais e Estaduais tendo ainda sido candidato a Deputado Estadual em 1986 pelo PDT. Aliás, é da página 4 da Revista Literária Municipal (8pp), Ano I, Número I, Dezembro de 2005 – Janeiro de 2006, do Núcleo Balneário Pinhal, ainda incipiente, mas já existente, que extraímos o poema acima transcrito; “Partenon Literário”, o que bem demonstra o empenho e a vontade de empreender do Núcleo, em fomentar o processo de resgate da cultura das etnias originárias e miscigenadas, de silvícolas, africanos e açorianos.
Contato com o autor: Av.Itália, n° 110 - Centro - 95599-000 - Balneário Pinhal - Telefones: 51.3682.2736 e 51.9126.2722.” ... O Editor Nadir Silveira Dias

O lançamento da obra "TODOS OS VENTOS", de João de Deus Canha, volume I da Coleção Prata da Casa, da Sociedade Partenon Literário, ocorrerá às 18 horas de 04.02.2006 – sábado - na 8ª Feira do Livro do Balneário Pinhal, no Município de Balneário Pinhal, RS, ocasião em que acontece a avant-première nessa Sessão de Autógrafos.

http://www.cpovo.net/jornal/a111/n127/html/139todos.htm

A seguinte Sessão de Autógrafos da obra "TODOS OS VENTOS", de João de Deus Canha, volume I da Coleção Prata da Casa, da Sociedade Partenon Literário, ocorrerá na 52ª Feira do Livro de Porto Alegre – Pavilhão Central de Autógrafos, em data a ser marcada pela Câmara Rio-Grandense do Livro.

TODOS OS VENTOS – Poemas Reunidos, de João de Deus Canha, livro individual de poesia - Volume I da Coleção Prata da Casa, da Sociedade Partenon Literário, de 1868, re-fundada em 1997. Coordenador de Publicações Nadir Silveira Dias, 96 pp., 14x21, com abas, ISBN 85-89401-43-X, 1ª Edição, 2006, Nadir Silveira Dias Editor, Porto Alegre, RS, Brasil.
Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 20/01/2006
Reeditado em 06/02/2006
Código do texto: T101597
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Nadir Silveira Dias
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
1036 textos (153743 leituras)
4 e-livros (380 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 08:37)
Nadir Silveira Dias