Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

POESIA VIRTUAL - vídeo poesia.


Não se trata, é verdade, de uma resenha, no sentido maior do termo. Faço apenas um comentário do livro “Poesia Virtual”  -  vídeo poesia, de Ricardo Araújo, publicado pela Perspectiva, em l999.

O autor é professor titular da UnB, trabalhando, sobretudo, em níveis de Mestrado e Doutorado. Tive, por sinal, o privilégio de ter sido seu aluno quando fazia Mestrado em Literatura na UnB.

Neste trabalho, Araújo procura traçar um caminho no qual se viabilizem encontros entre “formas”, tecnologias e computações gráficas. Deste tripé inteligente brota uma linguagem “sui generis” marcada pelo que se convencionou chamar de “VERBIVOCOVISUAL”. O fenômeno se revela mergulhando livremente num “sistema de dígitos” e numa “sintaxe analógica”. Desta forma, segundo afirma certo crítico, as combinações das esferas “crítica/criativa” e “técnica/artística” se desenrolam numa espécie de jogo no “modus faciendi”.

São 170 páginas de encanto e profundo desafio  -  distribuídas em três grandes partes e um apêndice  -  perpassando os poemas “Bomba”, “SOS” de Augusto de Campos; “Parafísica” de Haroldo de Campos; “Femme” de Décio Pignatari; “Dentro” de Arnaldo Antunes e “O Arco-Íris No Ar Curvo” de Julio Plaza.  Vale ressaltar ainda as presenças, digamos, “vivas” dos poetas-autores revelando os próprios processos de criação, numa perspectiva crítica.

Não é à toa  esta assertiva de José Míndlim, prefaciador do livro, “imaginar que poesia e técnica pudessem dar-se a mão, pareceria aos amantes da poesia uma idéia inconcebível”.

Ao nos depararmos com iniciativas deste porte, sentimos, sinceramente, que a Universidade, mormente na área de Humanas, em que pesem os óbices, vai cumprindo seu papel. Araújo avança “com seriedade, imaginação, e incansável esforço de muitos anos, na busca de novas formas de expressão poética”. No mais, amigo, é lermos e estudarmos “Poesia Visual – vídeo poesia”.

Ary Carlos Moura Cardoso
Enviado por Ary Carlos Moura Cardoso em 18/02/2006
Código do texto: T113358
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Normal.). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ary Carlos Moura Cardoso
Palmas - Tocantins - Brasil
1002 textos (256363 leituras)
1 áudios (293 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 17:58)
Ary Carlos Moura Cardoso