Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Cordel-Raimundo Santa Helena

Cordel – Raimundo Santa Helena- antologia (introdução, texto de análise e seleção de Bráulio Tavares- Editora Hedra-São Paulo- 110 pgs.

Um poeta, escritor, compositor dos mais talentosos, da Paraíba, falando de outro poeta, cordelista especial, cearense, Raimundo Santa Helena.
Através da Editora Hedra do incansável pesquisador e editor Joseph Luyten, holandês, a serviço da cultura brasileira.
Bráulio Tavares poeta e compositor, conhecido em todo Nordeste, pela sua arguta inteligência e espírito crítico e irreverente, conhece amplamente a literatura e cultura popular nordestina. Estuda, pesquisa, participa de debates, faz conferências e apresenta trabalhos de grande valor nos congressos e seminários em torno do tema. Espírito inquieto e fértil.
Nesta oportuna obra, Bráulio Tavares traça um perfil sui generis do cordelista Santa Helena, analisando seu papel dentre os que compõem o mundo do cordel ontem e hoje – colocando-o num alto patamar pelo seu estilo próprio e temáticas abordadas.
Assim Bráulio entre outras assertivas importantes da antologia, analisa o cordelista Raimundo Santa Helena: “Entre os cordelistas urbanos, Raimundo Santa Helena se destaca pela naturalidade com que aborda temas- que para poetas populares de formação conservadora, são um rigoroso tabu. Embora suas preleções oscilem entre o moralismo sertanejo e a permissividade urbana, o importante nestes folhetos é o desassombro com que o poeta aborda os assuntos, e que resulta sem dúvida do fato de saber se escrevendo para público em grande parte carioca urbano, acostumado a ver esses mesmos temas tratados na imprensa escrita e na televisão”.
Para esta antologia Bráulio seleciona os seguintes cordéis de Santa Helena: Malvinas, E agora José?, Guerra de Canudos, Feira Nordestina de São Cristóvão, Massacre dos Ianomânis, Cruzado furado, Fé Demais, Reforma agrária agora e Duelo de Dante com Mesquita e Cometa Halley. Afora outras setilhas de homenagens.
Parabéns Bráulio, sou sua leitora e fiquei encantada com esta Antologia e passei a conhecer melhor o cordelista cearense Raimundo Santa Helena, com 74 anos de idade, segundo seu livro, em plena atividade a vender seus cordéis e participar da vida cultural. Um dos grandes vendedores de folhetos na feira de São Cristóvão no Rio de Janeiro.
Para encerrar este sucinto comentário, setilhas de Raimundo Santa Helena, constante da contra-capa da antologia:

Eu não sei caro leitor
A tua opinião
Mas eu não faço pesquisa
Sou poeta do sertão
Colonizador guerreiro
Para mim é cangaceiro
Com a peixeira na mão.

Vou pegar um avião
Partir pra Buenos Aires
Mesmo que haja bloqueio
Como houve nos Palmares
Minha fibra nordestina
Defenderá a Argentina
No ar, na terra, nos mares.

O autor (organizador e crítico) desta antologia, Bráulio Tavares-escritor, poeta e compositor paraibano, de Campina Grande, autor de várias obras; radicado no Rio de Janeiro. Membro da Brazilian Studies Association (BRASA) e da Science Fiction Research Association (SFRA)


maria do socorro cardoso xavier
Enviado por maria do socorro cardoso xavier em 25/02/2006
Código do texto: T115874
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
maria do socorro cardoso xavier
Campina Grande - Paraíba - Brasil
317 textos (22490 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 22:42)
maria do socorro cardoso xavier