DO SILÊNCIO DO LAR AO SILÊNCIO ESCOLAR (Eliane Cavalleiro)

Eliane Cavalleiro, autora de Do Silêncio do Lar ao Silêncio Escolar, neste livro fino mas substancioso, discorre sobre fatos estudados e que atingem uma parcela importante da população, que muitas vezes imaginamos imunes às manifestações de racismo: as crianças. Mais especificamente, crianças em idade pré-escolar, em sedenta absorção do saber através de experimentos e da observação.

Partindo da historiografia do negro na sociedade brasileira, com o subtítulo "Racismo, preconceito e discriminação na educação infantil", Cavalleiro nos dá as pistas do entendimento alcançado. No seu campo de estudos, a autora viu, ouviu e viveu as situações descritas. A partir daí, utilizando múltiplas citações de outras pesquisas igualmente argutas e sensíveis, desenvolveu sua tese com fatos e números que descrevem o protagonismo negro na formação do Brasil. E como todas estas questões, os estereótipos com seus vernizes da malfadada cordialidade e desfocados pelos discursos descontextualizados, impedem medidas que determinem o fim do racismo.

Na sequência, a pesquisadora descreve sua atuação no observatório, de onde tira um conjunto de idéias que, coletiva ou individualmente, demonstram com clareza que "existe racismo já nas primeiras manifestações sociais da criança". Para exemplificar, um grupo de meninas que têm várias bonecas brancas e só uma preta. Instadas a citar a boneca mais feia, nenhuma delas hesita em apontar a "boneca preta". Outro exemplo, agora dentro do grupo docente da escola pesquisada: as professoras beijam e elogiam muito mais os alunos brancos que os alunos negros, mesmo em igualdade de condições. Uma outra demonstração? A criança negra leva um brinquedo diferente para casa. A mãe o inquire, e depois de muita persuasão, ouve o filho de 6 anos dizer que o trouxe induzido por um amiguinho branco, que dissera: "preto tem que roubar mesmo".

São muitas outras observações anotadas pela pesquisadora. Tem, inclusive, notas crônicas (e quase que paradoxalmente cômicas) sobre a menina negra que se dizia branca. E a professora que esconde temas espinhosos sobre racismo em sala de aula, "para que as reuniões pedagógicas não fiquem muito longas", portanto cansativas. Tudo isso relatado de maneira original, numa escrita densa porém fluida e bem objetiva.

Foi um feliz achado este meu encontro com uma obra tão lúcida, perspicaz e peculiar. Uma amiga que emprestou-me. Detalhe a ser comentado: ela pegara o livro na biblioteca da escola onde trabalha. Enfim, é uma pantomima cíclica de uma obra única, que muito lapida o indivíduo que se propõe a lê-la, sem amarras e - se possível - sem pré-conceitos.

SERVIÇO

Livro: Do Silêncio do Lar ao Silêncio Escolar

Autora: Eliane Cavalleiro

Gênero: Ciências Humanas e Sociais

Editora Contexto, SP

Edição: 2007 ((1ª ed.)

112 páginas

ISBN 9788572441476