Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Algumas Obras Relevantes da Literatura Estrangeira

       
       A literatura estrangeira é uma importantíssima referência para os escritores brasileiros. Nela encontramos textos de refinada qualidade às quais devemos no mínimo utilizarmos como bons exemplos. O mundo antigo, mais especificamente a Europa, produziu gênios literários que deixaram as suas impressões numa quantidade enorme de livros. Posso citar como contudentes exemplos: a literatura francêsa, alemã, russa, inglêsa, portuguêsa, dentre outras de igual valor. Abaixo coloquei alguns comentários sobre algumas obras novelísticas que li:

       1- "A Metamorfose" de Franz kafka, uma das mais importantes histórias desse escritor tcheco do frutífero séc. XX. Tal obra aborda o fantástico fenômeno ocorrido com Gregor Samsa, um caixeiro viajante que vivia unicamente para o seu enfandonho trabalho, ao mesmo tempo em que era oprimido pelo seu patrão e também pelo seu pai. De fato, assustei-me com a maneira que o autor expõe uma situação absurda (a chocante transformação do protagonista) e suas diversas consequências, tudo isso de uma maneira fria e natural, usando muito pouco o artifício da dramaticidade. Vale a pena ir numa biblioteca e pega-lo.

       2- "O Capote" de Nicolai Gogol, uma das novelas mais importantes da literatura russa do séc.XIX, a qual foi fundadora da literatura moderna nesse país. Ela retrata o triste destino de Akaki Akakiév, um funcionário público do baixo escalão que é perseguido pelos colegas de trabalho por causa da sua excêntrica aparência. Motivo de zombarias do início ao fim da narrativa, Akaki decide melhorar a sua aparência e vai comprar um capote novo (é um roupão grosso e pesado de frio) a fim de diminuir um pouco o seu sofrimento diário. A obra une drama e comicidade de maneira genial. Certamente aconselho a leitura.

       3- "O Nariz" também de autoria de Gogol, uma das novelas mais populares desse autor. Aborda a aventura de um personagem inusitado: o nariz de um ilustre funcionário público do alto escalão que toma vida própria e, alcançando a altura de um homem e vestido como um oficial, passeia pelas vias públicas de Petersburgo, uma das maiores cidades russas. A temática do fantástico já serve como um bom motivo para que essa obra seja adquirida pelos recantistas.

Um abraço a todos e tenham uma boa leitura.
Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 03/05/2006
Reeditado em 24/05/2006
Código do texto: T149703
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Fábio Pacheco
Recife - Pernambuco - Brasil
1095 textos (55936 leituras)
10 áudios (233 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 15:07)
Fábio Pacheco