Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Carmélia – Uma Cronista De Verdade

O livro Vento Sul- Crônicas, de  Carmélia M. de Souza, foi publicado pela primeira vez em 1976, dois anos após a morte da autora, por seu amigo  Amylton de Almeida, jornalista, escritor e  crítico de cinema.
Camélia nasceu no Rio Novo do Sul, ES. Trabalhou como redatora do jornal O Diário, e colaborou com outros como:  Sete Dias , Vida Capixaba, A Tribuna, A Gazeta ,O Debate, Jornal da Cidade.  Era uma mulher de personalidade forte, sem papas da língua, inteligente, sensível, debochada, amada e odiava com a mesma intensidade. Criou a expressão citações  “Tradicional Família Capixaba” .

Ela costumava ironizar a cidade de Vitória.   “Esta ilha é uma Delícia”  Mas acima de tudo,  Carmélia  gostava  demais de Vitória “Preguiçosa e bonita, é uma cidade, que parece ter sido feita somente para abrigar as pessoas de boa fé e os homens de  boa vontade. É uma cidade que às vezes tem preguiça e dorme como gente, debaixo deste céu azul e pintado de azul demais. È quando fica ainda mais bonita, sob a luz das noites abençoadas e eternas, dormindo sem culpas, enquanto a madrugada ainda é uma promessa.”

Na crônica Inesquecível ela fala sobre a morte  É possível  observar toda a sua ironia   “Não me interessa esta forma definitiva de auto-suficiência que vem a ser a morte.  Para mim, ela não passa de uma solteirona feia e ranzinza”.

Seus textos também são cheios de lirismo.  “Foi na madrugada que  aprendi a amar muitas coisas.   Que aprendi a distância que existe entre uma flor e uma estrela e, ao mesmo tempo, a hora de as trazer unidas, por causa do momento que lhes deu o mesmo.

Esse livro é uma oportunidade de conhecer um pouco mais dessa excelente cronista que encheu de vida e poesia a nossa ilha, e marcou com a sua presença a história de Vitória e toda a geração dos anos 50  e 60 .






Roberto Passos do Amaral Pereira
Enviado por Roberto Passos do Amaral Pereira em 08/05/2005
Reeditado em 17/06/2007
Código do texto: T15575
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Roberto Passos do Amaral Pereira
Vitória - Espírito Santo - Brasil
1280 textos (127688 leituras)
11 áudios (1581 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 12:25)
Roberto Passos do Amaral Pereira