Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Algumas Obras Relevantes da Literatura Estrangeira - Parte - II


Conforme havia dito anteriormente, volto a abordar a temática da literatura estrangeira. Pois julgo que o leitor médio brasileiro tem uma imensa carência de informações a respeito desse gênero. O sistema pedagógico brasileiro não dá a importância necessária a ele, o qual fica em segundo plano, quase que marginalizado.

Se por acaso um aluno do segundo grau quiser saber algo sobre, por exemplo, Victor Hugo, Charles Dickens, Franz Kafka e outros gênios, ele certamente terá que pesquisar e aprender sozinho, semelhante a um autodidata. A escola ensina apenas Literatura Brasileira e, por conseguinte, apenas expõe os escritores brasileiros. Portanto, venho aqui fazer justiça aos nosso irmãos estrangeiros. Eis abaixo as três costumeiras resenhas:

1- Em "A Carta Roubada e Outras Histórias de Crimes e Mistérios", do importantíssimo escritor Edgar Allan Poe, ocorre uma síntese da Literatura Romântica do séc. XIX. Nessa obra existem narrativas mergulhadas num amor doentio e descontrolado (como nos contos: "Berenice", "A Queda da Casa de Usher" e "Ligéia") o culto ao mórbido, ao fantástico e ao exótico ("Metzengerstein", "O Retrato Ovalado", "A Máscara da Morte Rubra", "O Barril de Amontilado" e o famosíssimo "O Poço e o Pêndulo".)

Aviso aos curiosos: Poe é enquadrado no genero terror e sobrenatural. Logo, quem não simpatizar com esses temas é melhor não se aventurar. Contudo, considero-lhe um dos maiores autores da literatura norte-americana. Suas descrições dos ambientes, o que é uma das suas constantes, é perfeita e envolvente. Seus personagens caracterizam-se por estarem mergulhados numa densa neblina de mistério. Poderia falar mais sobre este escritor, mas prefiro que vocês descubram o resto sozinhos. Vale a pena a leitura, queridos recantistas.

2- As novelas "O Fantasma de Canterville" e o "Príncipe Feliz" foram produzidas por outro grande escritor norte-americano do séc. XIX: o polêmico Oscar Wilde. Ocorre novamente a temática do suspense e do sobrenatural. No entanto, a abordagem é bem menos chocante do que no caso de Poe. Em "O Fantasma de Canterville" existe uma veia cômica que abranda qualquer medo sentido inicialmente pelo leitor, devido ao título. Narra a história de uma família norte-americana que se muda para uma mansão na Inglaterra e lá se depara com um antigo fantasma. Sendo que em vez de a familia se assustar com esse ser sobrenatural, o que ocorre é justamente o contrário.

E acerca da novela "O Príncipe Feliz" posso afirmar, seguramente, que é uma das histórias mais bonitas que já li em toda a minha vida. A narrativa aborda a relação de uma estátua com um pombo, o qual atende a todos os pedidos do primeiro, dedicando-se obstinadamente até sacrificar a propria vida por ele. Ótima leitura para os recantistas.

3- E, enfim, a obra novelística: "Uma História Lamentável" do genial escritor russo Fiodor Dostoievsk, ilustre nome do séc. XIX. A narrativa aborda o episódio inusitado ocorrido com um general que, a fim de demonstrar ser um homem piedoso e mergulhado em humildade e humanidade, decide chegar de surpresa na festa de casamento de um dos seus funcionários. É impressionante como o autor estuda cuidadosamente o comportamento psicológico dos personagens. Evidentemente também aconselho que peguem numa biblioteca pública.

Obrigado pela atenção, queridos amigos, e tenham uma boa leitura.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 23/06/2006
Reeditado em 24/06/2006
Código do texto: T181025
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Fábio Pacheco
Recife - Pernambuco - Brasil
1095 textos (55964 leituras)
10 áudios (233 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 22:53)
Fábio Pacheco