O Vinhedo: o renovado prazer de degustar Barbara Delinsky

Barbara Delinsky é uma das minhas escritoras contemporâneas de cabeceira - seus romances são literatura popular da melhor qualidade. Como leitora assídua já há muitos anos, sempre volto a alguns de seus livros, de vez em quando, para reencontrar personagens-amigas. E quando sai um livro novo em edição brasileira, então, para mim é uma festa! E, dessa vez, com "O Vinhedo" (Editora Bertrand Brasil), a festa foi regada à melhor safra das vinhas de Asquonset, o belo cenário que irá acolher Olívia Jones, heroína da história. Já nas primeiras páginas, a história do vinhedo de Asquonset e a de sua proprietária, Natalie Seebring, cruzam o caminho de Olívia e o modificam de modo radical.

Olívia Jones entrou sem dificuldades na tal galeria de personagens-amigas. Fruto de uma triste história de abandono de pai, mãe e de uns tantos homens mal escolhidos, ela é boa gente sem ser boba; é frágil, sem cair na fraqueza; e é batalhadora - luta para criar sozinha uma filha com dislexia, sem muito dinheiro no bolso - sem ser cínica. Mas, acima de tudo, Olívia é uma artista. Ela vê o mundo com os olhos da fotógrafa e restauradora que é e com a imaginação da escritora que virá a ser e acredita que, apesar de tudo, alguma boa surpresa a aguarda adiante no caminho.

Quando é contratada por Natalie para morar e trabalhar em Asquonset durante o verão, escrevendo as memórias da proprietária, Olívia acha que esta é a boa surpresa pela qual tanto esperou. Empacota a sua vida e a da filha em algumas poucas bolsas e pega a estrada com a certeza de que encontrará, no vinhedo, um sentido para a sua vida e, em Natalie, uma substituta para a mãe que não teve.

Mas a realidade em Asquonset logo mostra-se diferente das fantasias de Olívia. Natalie é uma mulher admirável e com potencial para se tornar uma grande amiga, mas não é uma figura maternal nem para os próprios filhos; Tess, a filha de Olívia traz na bagagem os problemas de auto-estima que a dislexia lhe legou e custa a se adaptar; e até o possível príncipe encantado que trabalha no lugar tem uma vida bem desencantada e uma história ainda mais triste do que a de Olívia.

Em "O Vinhedo", a personalidade forte do lugar e de seus moradores, somados à peculiar sinceridade de Olívia e a sua determinação em construir um futuro sólido para si e para a filha, fazem com que seja difícil deixar o livro de lado antes de chegar à última página. Pois é, Bárbara Delinsky nunca me decepciona... E para quem quiser saber mais sobre a autora e treinar o inglês, vale uma visita ao seu site (http://www.barbaradelinsky.com/). Ah! Lá, meu destaque vai para as excelentes dicas para escritores que estão na FAQ.

Ana Rodrigues
Enviado por Ana Rodrigues em 21/07/2006
Código do texto: T198635