Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

                                        
                                    
 FERLAGOS
               
Fundação Educacional da Região dos Lagos



Curso: Mestrado em Literatura e Crítica Literária
Matéria:
Didática para o Ensino Superior
Professora: Doutora Viviane Merlin M. Villela
Aluno: 
Jô Siqueira Souza 
                                             
Título do trabalho: Resenha do Capítulo III
         – “A Situação da Escola Brasileira”, do
              livro
Uma escola de excelente qualidade,
              de Celso
Antunes


  
          A Educação moderna procura transformar informação em conhecimento sistematizado, pragmático, disciplinando a natural dispersão das múltiplas informações absorvidas simultaneamente pela mídia, os livros, as aulas, a internet... 
 
          A avaliação da aprendizagem passa, de forma implícita, pela análise de situações pedagógicas. Com o tempo, descartam-se algumas dessas situações, se comprovadamente não se adequarem aos objetivos educacionais permanentes.
 
          O objetivo primordial do aprendizado, em nossos dias, é sedimentar um panorama universal das coisas e dos fatos, através dos múltiplos saberes escolares. Esse objetivo envolve, portanto, questões atuais da Educação. 
 
          O enfoque educacional (contextualização) desse processo procura administrar as profundas e constantes modificações que permeiam todas as épocas. Privilegia assim diferentes situações de aprendizagem, as variadas linguagens reportadas, as habilidades discentes e a auto-avaliação. 
 
          Um dos papéis da escola é aprimorar o desenvolvimento do caráter dos jovens e adolescentes, estimulando e reforçando virtudes e valores - tudo a partir do espaço escolar.
 
No contexto privilegiado do ambiente acadêmico, uma das metas é a realização plausível de projetos válidos, em que pese a transitoriedade dos conteúdos, sempre em perpétua mudança.

  
                                                         Fim
 
 
  
          Perfil do autor:
          Celso Antunes é paulista, nascido em 1937. Psicopedagogo, professor, bacharel em Geografia e mestre em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo.
          Autor de quase duas centenas de livros didáticos, sendo 40 obras teóricas sobre educação. 

  
 
          Fontes de Consulta:
Alves, Nilda (org.)O sentido da Escola. 152 p. DP&A Editora, RJ, 2001. 
Antunes, Celso. Uma escola de excelente qualidade. 95 p. Ed. ArTmed, SP, 2008. 
Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 
Lei nº 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente 
Morin, Edgar. Ética, cultura e educação. São paulo: Cortez Editora, 2003. 
_______. Educação e Complexidade – Os Sete Saberes e outros ensaios. Trad. Edgard de Assis Cavalho. 3ª ed., Cortez Editora, SP, 2005. 
Perrenoud, Phillipe et alii.As competências para ensinar no Século XXI. Trad. Cláudia Schilling e Fátima Murad. Editora ArTmed, SP, 2002. 
________. Avaliação.Da excelência à Regulação das Aprendizagens. Entre duas Lógicas. Tradução: Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre, Artmed, 1999. 
________. Práticas Pedagógicas, profissão docente e formação. Perspectivas sociológicas. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993.  Editora Vozes, RJ, 1997.

 
http://www.sinpro-rs.org.br/extraclasse/mar04/entrevista.asp
Colaborou: Keli Lynn Boop
Acessado em 26/03/2010.

 

www.imessm.edu.br/
(IMES São Manuel - SP)
Colaborou: César Fraga
Acessado em 26/03/2010.

   
Cabo Frio, 26 de março de 2010.                         



 

Celso Antunes
Enviado por Jô do Recanto das Letras em 27/03/2010
Reeditado em 03/08/2012
Código do texto: T2162808
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Jô do Recanto das Letras
Cabo Frio - Rio de Janeiro - Brasil, 67 anos
651 textos (769506 leituras)
293 e-livros (60189 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/12/14 15:23)
Jô do Recanto das Letras

Site do Escritor



Rádio Poética