Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Intelectuais à Brasileira - Sérgio Micelli - Editora Companhia das Letras


Eis um livro que um escritor brasileiro, ou mesmo um leitor de Literatura, não deve deixar de ler. A obra aborda de maneira clara e suscinta o perfil dos escritores pré-modernos e modernos, mas não à maneira dos livros de segundo grau (os quais enfatizam mais as virtudes do que os defeitos dos escritores) e sim realçando a vida íntima, familiar, os obstáculos profissionais, as ideologias políticas, as perseguições e as decepções dos grandes autores da nossa tão amada Literatura.

Nesse livro de 436 páginas de corpo de texto encontra-se o universo desconhecido do dia-a-dia dos intelectuais que revolucionaram a nossa Literatura. Descobriremos por exemplo que Lima Barreto foi professor particular e jornalista e que era um alcoólatra que tinha alucinações e chegou a ser internado. Ou então que Érico Veríssimo teve como primeiro emprego o de vendedor de armazém e a sua família sofreu uma tremenda falência material, quando seus pais se separaram.

Portanto, a obra expõe com sucesso um mundo pouco evidenciado nos livros de teoria literária. Um mundo humano sem pompas ou prêmios, sem cadeiras na ABL, sem fama e sem livros com vendas esgotadas. As páginas transparecem o escritor na sua vida, nos seus anseios e  problemas. Um escritor que pode sorrir mas que também pode chorar. Por conseguinte, aconselho a todos os recantistas que leiam essa obra de grandioso valor cultural.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 12/10/2006
Reeditado em 06/11/2010
Código do texto: T262766

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Fábio Pacheco
Recife - Pernambuco - Brasil
1095 textos (55957 leituras)
10 áudios (233 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 17:42)
Fábio Pacheco