O MENINO DO PIJAMA LISTRADO

A mundialmente famosa obra de ficção de John Boyne é ambientada nos cenários da Segunda Guerra Mundial (década de 40), sob os horrores do holocausto, do líder ditador Adolf Hitler. A trama se desenrola sob o olhar puro e inocente de Bruno, garoto de nove anos, filho de um graduado comandante alemão. Em missão de guerra a família se muda de Berlim para a Polônia, onde o pai do garoto irá comandar os trabalhos em um campo de prisioneiros.

Longe de casa e dos amigos, Bruno sente-se muito só e infeliz, até que, explorando as imediações da nova moradia conhece Shmuel, garoto judeu, da mesma idade, prisioneiro do campo de concentração para o qual o pai viera em comando. Surge entre eles uma pura e verdadeira amizade e passam a se encontrar diariamente, às escondidas. Bruno, em sua ingenuidade infantil, ignora todos os horrores da guerra e sem explicações para seus questionamentos, pouco, ou nada, absorve da terrível realidade que o cerca.

O livro é profundo, reflexivo, mas de fácil leitura e emociona do primeiro ao último capítulo. Por fim, Boyne, com grande mestria, presenteia o leitor com um desfecho surpreendente, quando afinal, o filho do oficial alemão, em razão da amizade pelo garoto judeu, acaba por tornar-se vítima do cruel regime nazista e das atrocidades praticadas pelo próprio pai. Sem dúvida, um livro que vale a pena ler e recomendar.

Título: O menino do pijama listrado

Autor: John Boyne

Tradução: Augusto Pacheco Calil

Editora: Cia. Das Letras

Edição: 22º

Ano: 2009