Oliver Twist by Charles Dickens

Oliver Twist - Charles Dickens, Thomson Heinle - Adapted by Marian Leighton. Baronet books, New York, New York.

Charles John Huffam Dickens nasceu em PortsMouth , em 7 de fevereiro de 1812 na Inglaterra e morreu em 9 de junho de 1870. Ele era o segundo de oito filhos de John Dickens e Elizabeth Barrow. Seu pai, um militar, mudou-se com a família para Londres quando ele tinha 10 anos , e, ensinado por sua mãe, adquiriu o hábito de ler muito. Gostava de novelas pitorescas de Tobias Smollett e Henry Fielding. Também leu obras de Daniel Defoe, Goldsmith. Dom Quixote, Gil Blas e As mil e uma noites também foram lidos em sua infância. Frequentou escola paga por 3 anos.

Aos 12 anos, teve que trabalhar, porque seu pai e mãe, na ânsia de manter o padrão social, se endividaram e foram presos. Foi morar em um bairro popular de Londres, e as coisas de valor da família, inclusive seus livros, tiveram que ser vendidos para pagar as dívidas da família.

Vivenciou o trabalho em fábricas e suas condições precárias de trabalho, a violência do bairro pobre, mas conseguia se sustentar com o pouco que ganhava. Mais tarde, com uma herança recebida pela família, os pais foram soltos e a vida voltou a melhorar.

Em 1832 Dickens já havia retornado aos estudos, e se tornou repórter de um jornal. Quatro anos mais tarde, publicou The Pickwick Papers, 1836 ( nomes diversos ) seu primeiro romance. Oliver Twist foi publicado em 1838. Publicou também, em seguida, David Copperfield, 1850, A Christmas Carol ( Um conto de Natal), 1843, Great Expectations ( Grandes esperanças), 1861 e A Tale of Two Cities (Um conto de duas cidades), 1859 que são algumas de suas principais obras chamadas de livros de Natal, além de dezenas de outras. Publicou também muitos contos.

Dickens tinha um estilo poético, com o qual relatou a Inglaterra em plena época de Revolução industrial, êxodo rural e cidade extremamente populosa. O trabalho infantil era comum nas indústrias têxteis, o que supria de certa forma, a necessidade de trabalho de uma classe pobre e operária.

Oliver Twist retrata as aventuras vividas por um órfão, em meio à delinqüência que assolava a sociedade Inglesa naquela época, mais precisamente em Londres. Roubos, assassinatos, fome, são os assuntos retratados na obra, que apesar da narrativa, não tornou Dickens um revolucionário aos olhos da elite Inglesa, por causa de sua preocupação em contrabalançar os episódios lançados semanalmente. Mas trata-se de uma crítica social que relata a pobreza extrema, as más condições de trabalho e a divisão de classes.

Oliver Twist nasce em um orfanato nas redondezas de Londres, e logo após o seu nascimento, sua mãe morre. Fica aos cuidados da Sra Corney e do Sr Bumble. Estes o tratam mal, espancam o garoto, e após algumas tentativas de arrumar-lhe trabalho por pouca comida, ele foge para Londres. No Caminho conhece um garoto chamado Jack Dawkins, apelidado de The artful Dodger ( esperto ), que o convida a conhecer um homem em Londres que o acolheria e lhe daria comida. Oliver conhece Fagin, um velho ladrão que comanda um bando de garotos delinqüentes que furtam nas ruas de Londres.

Aliado à Fagin, outro ladrão e assassino chamado Bill Sikes também se envolve nas tramas de furto. Arquitetadas por Toby Crackit, participante do bando, e orientado por Fagin, tentam transformar Oliver em um ladrão. No entanto, no primeiro roubo, ele foi mal sucedido e outro garoto do bando, deixando-o para trás, facilitou que ele fosse capturado.

Maylie, que se convenceu de que a criança não era a autora do roubo. Tornou-se amiga de Oliver após a absolvição e convenceu o Senhor Brownlow, a vítima, de que Oliver se tratava de um garoto bom, e que estava sendo manipulado por alguém.

Nancy, que também pertencia ao bando e gostava de Oliver, percebeu uma conversa entre Monks e Fagin. Monks queria encontrar Oliver por algum motivo.

Nancy então decidiu encontrar-se com Maylie para falar-lhe que Oliver corria perigo. No entanto, foi seguida por Noah, garoto recém chegado no bando, que a mando de Fagin, seguiu-a para o encontro.

Fagin avisou Bill Sikes da traição de Nancy, e com medo de serem pegos, Sikes a matou com um tiro e fugiu. Retornando a Londres, para tentar conseguir ajuda para fugir definitivamente, acabou perdendo o equilíbrio em um telhado e morreu enforcado com a própria corda que carregava.

Fagin foi capturado pela polícia e condenado a morte.

O Sr Browlow, sabendo da existência de Monks, resolveu armar uma emboscada para descobrir de quem se tratava. Enfim, descobre que Monks é o meio irmão de Oliver, filho de Agnes Flemming, uma de duas irmãs por quem o pai de Monks se apaixonara após a separação de sua mãe.

O pai de Monks era amigo do Sr Browlow, a quem confiou informações a respeito de Agnes Fleming. Em uma carta, havia deixado em testamento, parte das propriedades para o filho que ia nascer. No entanto, como estava em viagem, e tendo Monks descoberto uma carta de seu pai que seria endereçada a Agnes, fez com que esta carta não chegasse de Roma até a Inglaterra onde Agnes estava. Agnes, sentindo-se humilhada, fugiu de casa para ter o seu filho em um orfanato, achando que o pai da criança não a aceitaria. No entanto, Agnes carregava consigo um medalhão, onde estava grafado o nome que identificaria Oliver. Este segredo foi passado à uma enfermeira que fez o parto de Agnes no orfanato. Antes de morrer, a enfermeira chamou a Sra Corney e o Sr Bumble, e entregou-lhe o medalhão.

Monks soube, por fim, que o medalhão se encontrava com os Bumbles e tratou de comprá-lo, jogando-o em um rio.

Toda a farsa foi descoberta, quando Monks confessou seus propósitos diante de todos. O irmão de Maylie, Harry, que se apaixonara por Rose, acaba descobrindo que ela é a irmã de Agnes, tia de Oliver. Os dois se casam. O Sr Brownlow reconhece Oliver como filho, e a felicidade preenche o coração sofrido da criança, que passou 12 anos sofrendo maus tratos.

O Narrador é o autor, onisciente, e narra em terceira pessoa. Caracteriza-se por não fazer parte da história, mas ao mesmo tempo, revela uma inquietação e uma crítica aos valores sociais.

Personagens principais e secundários e características físicas e psicológicas:

Principais: Oliver Twist ( a criança que não se deixa levar pela maldade, incorruptível, dócil, honesta e cheia de bondade )

Senhor Bumble e Senhora Corney ( senhor gordo, dirigentes do orfanato, ambiciosos, de má índole e visavam só lucros.

Fagin (velho, sujo, líder do bando de ladrões, miserável e avarento, que só pensava em si e não nutria amor por ninguém)

Bill Sikes ( comparsa de Fagin, com instinto de assassino )

Nancy ( Comparsa de Sikes, mas que tinha sido levada àquelas condições pela orfandade, mas tinha um bom coração e senso de justiça)

Senhor Brownlow ( um senhor honesto, bom, com senso de justiça e amável )

Monks- ( meio-irmão de Oliver, egoísta e ambicioso )

Senhora Maylie ( Jovem dócil, amável, e justa )

Rose ( Tia de Oliver, sofrida, por quem Harry se apaixonou e vivera de forma humilde pelas ruas de Londres, depois de perder o pai e a irmã Agnes, que desaparecera )

Secundários:

Senhora Bedwin ( devota do senhor Brownlow e empregada da casa)

Senhor Losberne ( médico que cuidou de Oliver, e ajudou o senhor Brownlow a encontrar respostas )

Senhor Grimwing ( Amigo do senhor Brownlow, que tinha dúvidas a respeito de Oliver)

Charley Bates ( delinqüente da Gang )

The artful Dodger ( delinqüente da Gang)

Toby Crackit ( delinqüente, que planejava e ensinava os furtos )

Senhor Sowerberry ( amigo do Senhor Bumble que empregou Oliver no passado e o explorava )

Noah (novo garoto do bando. Fora empregado de Sowerberry, brigou com Oliver no passado, e coincidentemente, fora trabalhar para Fagin. Foi o pivô da morte de Nancy por Sikes, já que a seguira a pedido de Fagin)

Tempo Histórico e espaço: A história se passa em 25 anos. O tempo cronológico real é de 12 anos após o nascimento de Oliver Twist. Mais algum tempo não descrito, onde se desenrola a trama, aparentemente alguns meses. O tempo psicológico, volta ao nascimento de Monks, irmão de Oliver, que estava com 25 anos, e sua história foi contada pelos personagens à época em que se desenrolava a narrativa, e finalizava o mistério da vida de Oliver. E o tempo cronológico não mencionado pelo autor, revela nas entrelinhas, a época da revolução industrial da Inglaterra, por volta de 1825.

A história aconteceu na Inglaterra, em Londres e cercanias.

Crítica social contra a pobreza, e estratificação da sociedade. A busca pela sobrevivência, a fome, a maldade, o amor e a justiça.

A obra Oliver Twist, de Charles Dickens tem uma dimensão temática muito grande, pois envolve fatores históricos de uma sociedade que foi berço da Revolução Industrial que influenciou e se alastrou por todo o mundo, com as questões sociais que suscitam de um fato histórico como este. Há, certamente, transformação nos valores morais e éticos de uma sociedade, bem como na identidade que se forma ou se transforma diante das mudanças. Portanto, é inegável que todas as manifestações culturais comecem a reimprimir características particulares, diferenciadas, seja na literatura, na educação, na política e na ideologia. Motivo pelo qual, é uma obra que foi traduzida para vários países, transformada em várias versões de filmes ou documentários, por sua inesgotável fonte de crítica social às transformações ocorridas nesta época.

Antonio Marques de O Santos
Enviado por Antonio Marques de O Santos em 04/01/2011
Reeditado em 06/06/2013
Código do texto: T2707993
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.